Artilharia de fake news age a todo vapor no Acre para Eleições 2022, mas pode estar com dias contados

O Ministério Público Federal enviou ofícios ao Google e à Apple questionando se ‘as lojas de aplicativos das empresas disponibilizam e a comercializam aplicações que não se adequem à legislação brasileira, ou que causem potencial dano a interesses coletivos’. Informação publicada pelo Antagonista.

A causa é o aplicativo Telegram, após a falta de diálogo entre o escritório que representa a empresa no Brasil e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. “O órgão também pede que sejam informados os contatos fornecidos, aos responsáveis pela Google Play Store, pelos provedores responsáveis pelo WhatsApp, pelo Telegram, pelo Instagram, pelo Facebook, pelo Twitter e pelo TikTok, para cadastro e eventuais providências”, diz publicação.

Aplicativos como o Telegram vêm sendo usados desde muito tempo para disseminar informações tendenciosas. O mais usado para mensagens privadas, WhatsApp até ganhou um recurso para checar se uma informação é verdadeira ou falsa – a famosa lupinha ao lado do link. Mas nem sempre é funcional. Para entender como funcionam as fake news, um exemplo claro:

Um buraco no aeródromo de Marechal Thaumaturgo foi discutido durante toda a terça-feira (22). Com uma foto aproximada, militantes das redes trataram de espalhar a informação de que a recém inaugurada pista sofria com problemas. Nesse caso, usou-se uma informação verdadeira (a foto) para afirmar uma informação falsa (buracos na pista). Até membros da base do governo acreditaram na história contada e criticaram as obras.

À tarde, um vídeo divulgado pôs fim em todo o mistério: o buraco não foi no aeródromo, mas no estacionamento. Ele não tinha o tamanho que aparentava ter, era menor. E o dano – que foi consertado no mesmo dia – só foi causado porque, além das fortes chuvas, o aeródromo recebeu duas aeronaves de grande porte: do Exército Brasileiro e da empresa de táxi aéreo DuGomes.

Com as tratativas dadas ao assunto pelo Ministério Público Federal, muita coisa pode mudar no jogo político. Muita gente pode perder o poder que tem.

Socorro Neri

Socorro Neri surpreendeu ao rebater na internet a acusação de que nunca cumpre os acordos com os partidos as quais já fez parte. Eis a resposta: “Cumpri todos os acordos que fiz na vida. Só nunca me senti na obrigação de ser subserviente e ‘operadora’ financeira de ninguém”.

Socorro Neri²

Socorro é um dos quadros – e dos mais excelentes, aliás – que deve deixar o cargo para disputar uma vaga na Câmara Federal.

Saudade

E por falar em excelente quadro que vai deixar o cargo para as eleições, fiquei sabendo que um já deixa saudade nos bastidores. Se fosse por uns, nem sairia, mas seu nome na disputa é visto como essencial, pois deve fortalecer o governador Gladson na cadeira que está sendo pensada para ele.

Fechado com Lula

O PSB oficializou apoio a Lula depois de uma aliança com PT em Pernambuco. Sobre o Acre, nenhuma novidade. A falta de uma definição beneficia o próprio PT, que tem Jorge Viana emplacado em segundo lugar nas pesquisas de Governo e Senado.

Cidadania

Na imprensa, circulou a informação de que o Cidadania teria feito parte das sondagens dos irmãos Rocha. Roberto Freire, comandante nacional da sigla, disse categoricamente que, para a deputada Mara Rocha e seu irmão, vice-governador Wherles Rocha, o destino seria ‘endereço errado’. Informação passada pelo presidente regional, David Hall.

Cidadania²

A federação seria endereço errado para os irmãos Rocha porque os uniriam justamente com o partido que querem dar adeus: o PSDB. As questões envolvendo a união dessas duas siglas estão praticamente todas fechadas em um nível nacional. Falta conversar sobre as executivas estaduais. Roberto prevê a união sacramentada ainda em março.

Isaac Piyãko

Depois que o governador Gladson Cameli foi à Marechal Thaumaturgo e Isaac Piyãko, prefeito e pré-candidato à Aleac, foi destaque nos sites – com direito até a camisas personalizadas de um grupo que saiu de Tarauacá com o prefeito estampado – Isaac sumiu do mapa, reclamam fontes locais. Fiquei sabendo que pode estar em Rio Branco. Será que foi conferir se minha nota rendeu algum problema no MP-AC? Cadê o senhor, futuro deputado?

Câmara de Rio Branco

Presidente da Câmara de Rio Branco, N. Lima, anunciou que os servidores da Câmara Municipal terão aumento salarial de 15%. No mesmo dia, ventilou-se a possibilidade de os vereadores igualarem as diárias de seus assessores às suas.

Governo do Acre

“Quem trabalha no Governo do Acre, trabalha sabendo que, se fizer um bom trabalho, pode ser alvo de perseguição”. De uma das minhas fontes, em conversa privada. Fica a pergunta: quem ganha com isso?

Governo do Acre²

Quem persegue, que persiga sabendo que pode colaborar com o surgimento de um novo quadro dentro da política acreana. Basta consultar os livros de história para saber que grandes líderes podem ficar ainda maiores após serem vítimas de injustiças.

Governo do Acre³

Tem um certo gestor que vem sofrendo fogo amigo dentro do Governo. O desfecho pode ser surpreendente. Vou contar tudo no tempo certo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost