ContilNet Notícias

Bocalom quer implantar câmeras de segurança de alta tecnologia em pontos movimentados da Capital

Por EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Bocalom quer implantar câmeras de segurança de alta tecnologia em pontos movimentados da Capital

Tião Bocalom é prefeito de Rio Branco/Foto: Everton Damasceno

Para combater a violência na capital acreana, um dos principais projetos do prefeito Tião Bocalom é instalar câmeras de segurança nos principais pontos turísticos de Rio Branco. A informação foi dada à reportagem do ContilNet pelo chefe do executivo, em entrevista concedida nesta quarta-feira (23).

O plano piloto que deve ser executado nos próximos meses conta com um investimento inicial de aproximadamente R$ 4 milhões – do próprio caixa da Prefeitura. Os equipamentos de alta tecnologia que serão adquiridos devem capturar até a face das pessoas e placas de veículos e acionar a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em casos de assalto e outros tipos de violência. Imagens serão enviadas imediatamente  ao órgão de policiamento para intervenção imediata.

De acordo com Bocalom, a medida foi adotada em grandes metrópoles como São Paulo, Nova York e Tóquio.

“Rio Branco é uma cidade muito violenta. Isso é inegável. A saída que temos é instalar essas câmeras no sentido de garantir mais segurança às pessoas e identificar os criminosos. Em parceria com o Governo, vamos localizar os bandidos e capturá-los”, informou.

Espaços como Horto Florestal, Praça da Revolução, Parque Chico Mendes e Terminal Urbano serão alguns dos primeiros contemplados com as câmeras de segurança.

Bocalom considera que o projeto precisará de mais investimentos com o passar dos anos – em torno de R$ 30 milhões – e serão adquiridos conforme a disposição de emendas parlamentares e alocação dos próprios recursos do executivo.

Sair da versão mobile