Bolsonaro quer falar sobre cibersegurança com Putin em visita Ă  RĂșssia

Por IGOR GADELHA, METRÓPOLES 14/02/2022 às 13:26

AlĂ©m de temas sobre agricultura e energia, o presidente Jair Bolsonaro pretende abordar questĂ”es relacionadas a cibersegurança e ciberdefesa em seus encontros com o presidente da RĂșssia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (16/2), em Moscou, capital do paĂ­s.

Segundo apurou o Metrópoles, o assunto deve ser abordado tanto na reunião bilateral entre Bolsonaro e Putin, na qual estarão presentes apenas os dois presidentes e os intérpretes, quanto no encontro entre os ministros da Defesa e das RelaçÔes Exteriores dos dois países.

Fontes do governo brasileiro explicam que o desejo do presidente brasileiro de abordar o tema com Putin se deve à expertise dos russos na årea de cibersegurança e ciberdefesa. O país do leste europeu é conhecido por ter um dos maiores serviços de cibersegurança do mundo.

Auxiliares de Bolsonaro dizem que a ideia Ă© discutir uma possĂ­vel cooperação para que as Forças Armadas brasileiras estejam “mais capacitadas” para proteger a infraestrutura do Brasil na ĂĄrea, considerada “crĂ­tica” por integrantes do PalĂĄcio do Planalto, sobretudo no ano eleitoral.

As Forças Armadas acompanham, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os testes sobre as urnas eletrĂŽnicas. Em uma live na semana passada, Bolsonaro disse que os militares fizeram questionamentos ao TSE sobre “dezenas de vulnerabilidades”. A Corte, no entanto, disse que foram perguntas de “natureza tĂ©cnica”.

Leia mais em MetrĂłpoles.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.