Ícone do site ContilNet Notícias

Cachorro-vinagre é flagrado em momento raro por câmera de monitoramento durante passeio com filhotes no Pantanal

Por G1

Cachorro-vinagre passeando com filhotes na região do Delta do Salobra em MS — Foto: Oncafari/IDS/Pousada Refúgio da Ilha

Um Cachorro-vinagre foi flagrado passeando com os filhotes na região do Delta do Salobra, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, entre Bodoquena e Miranda, a 250 km de Campo Grande. O flagrante feito por câmera de monitoramento do Onçafari, em parceria com o Instituto Delta do Salobra (IDS) e a Pousada Refúgio da Ilha.

Para ver o vídeo CLIQUE AQUI.

Apesar da espécie ser nativa da América do Sul, as aparições do cachorro-vinagre são raras. Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Moraes Tomas, o animal está na lista de ameaçados de extinção no Brasil e também globalmente.

“A aparição é rara em todas as áreas de distribuição dessa espécie, que é bem ampla, compreende a América do Sul, Amazônia, Pantanal, Cerrado. Porém, é sempre com uma densidade muito baixa, o que torna esse animal raro”, afirmou.
“O registro funciona como um indicador de qualidade de ambiente, visto que na região se tem dois fatores importantes para que a espécie possa ocorrer, como presas naturais e mata preservada”, ressalta o biólogo Fabio Souza da Silva, do Onçafari, associação que atua na preservação de animais silvestres, principalmente onças-pintadas e lobos-guarás.

Desde 2020, Fábio e outro biólogo do Onçafari, João Bachur, monitoram a região. “No total são 27 câmeras espalhadas aqui na região. Nós fazemos esse monitoramento checando as câmeras mensalmente, identificando todas as espécies que as câmeras registram”, pontua.

Conforme explica o biólogo, a área do Delta do Salobra é uma região de importante conservação, porque ela liga dois biomas: o Cerrado da Serra da Bodoquena e o Pantanal. Formando um grande corredor ecológico, sendo uma área chave para todas as espécies dos dois biomas.

Sair da versão mobile