Com as constantes chuvas dos Ășltimos dias no Acre, o municĂpio do JordĂŁo sofre atualmente com a cheia do rio que leva o mesmo nome. O governo do Estado, por meio de uma equipe da Defesa Civil, jĂĄ estĂĄ coordenando os trabalhos de assistĂȘncia e socorro Ă s vĂtimas da enchente.
De acordo com a Defesa Civil, 70% da cidade estĂĄ alagada e, atĂ© o momento, levantamentos apontam que existem 76 famĂlias desabrigadas, o equivalente a 340 pessoas.
âEstamos realizando a remoção das famĂlias atingidas e o monitoramento e coordenação dos abrigos da prefeitura, para garantir que a população tenha a assistĂȘncia necessĂĄriaâ, destacou o coordenador da Rede de Alerta e Monitoramento de Eventos CrĂticos, coronel James Gomes.

De acordo com o coordenador, as informaçÔes sobre o nĂvel do rio e situação da população sĂŁo coletadas e monitoradas, para em seguida serem enviadas para a Defesa Civil Nacional.
âA Defesa Civil do Estado reĂșne as informaçÔes das defesas municipais e, caso seja necessĂĄrio decretar situação de emergĂȘncia para os municĂpios atingidos, elaboramos o levantamento e solicitamos os auxĂlios previstos pelo governo federal, conforme os prĂ©-requisitos necessĂĄriosâ, explica Gomes.

A Coordenadoria da Defesa Civil de Rio Branco identificou nesta segunda-feira, 21, que também o Rio Acre ultrapassou a cota de alerta de 13,50 metros e que se aproxima da cota de transbordamento, que é de 14 metros.
