Ícone do site ContilNet Notícias

Com cheia do rio Juruá, quase 1,5 mil pessoas foram removidas de suas casas em Cruzeiro do Sul

Por RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. Foto: Arquivo/Ascom CBMAC.

O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, subiu três centímetros nas medições feitas às 6h e às 18h pela Defesa Civil do município no último domingo (27). Isto é o que destaca o boletim divulgado nesta segunda-feira (28) acerca da cheia que já se aproxima dos 14 metros.

Ainda de acordo com o órgão em medição desta segunda, o rio subiu mais dois centímetros e se encontra com 13,90 metros, o que significa dizer que está com 90 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 13 metros, e 2,08 metros acima da cota de alerta, que é de 11,80 metros.

Até o momento, 320 famílias estão desalojadas, 50 famílias estão desabrigadas e duas estão em aluguel social. No total, 1.488 cruzeirenses de 11 bairros foram removidos de suas residências e 28 mil pessoas foram atingidas de alguma forma, seja diretamente com a água, seja com cortes de energia elétrica em bairros e comunidades rurais.

Os bairros atingidos, por sua vez, foram: Saboeiro, Cruzeirinho Novo, São Salvador, Manoel Terças, Lagoa, Beira Rio, Várzea, Remanso, Cobal, Miritizal e Olivença.

Pelo menos 213 pessoas estão em abrigos organizados em escolas pela Defesa Civil do município. Somente na escola Marcelino Champagnat, por exemplo, 10 famílias estão abrigadas. Outras instituições como a escola Thaumaturgo de Azevedo (08 famílias), Corazita Negreiros (08 famílias) e Maria Lima (09 famílias) também foram cedidas para as pessoas atingidas.

Sair da versão mobile