27 de abril de 2024

Dinheiro ‘esquecido’ nos bancos começa a ser devolvido em março e terá repescagem

O novo site do Banco Central (BC) para consulta a dinheiro “esquecido” nos bancos entrou no ar na noite de domingo e prevê que o resgate dos recursos só estará disponível a partir de março. Para evitar sobrecarga de acessos ao site, o BC vai agendar consultas e resgates.

Passo a passo:Veja como consultar se há dinheiro “esquecido” nos bancos

O agendamento será de acordo com a data de nascimento da pessoa ou da empresa. Mesmo que a pessoa se esqueça de entrar no site do BC na data agendada, haverá repescagem ainda em março. E se, mesmo assim, a pessoa perder a repescagem, o dinheiro continua disponível para consultas futuras.

Estima-se que há cerca de R$ 8 bilhões em instituições financeiras que ainda não foram resgatados por clientes. A cifra inclui saldos residuais em contas-correntes, por exemplo, ou cobranças indevidas.

O agendamento foi uma forma encontrada pelo BC para evitar que o site saia do ar, como ocorreu em janeiro, quando o sistema de consulta foi lançado. Até agora,  R$ 900 mil já foram resgatados. O dinheiro é transferido por Pix.

Não tem dinheiro ‘esquecido’?  Veja guia de como ganhar uma grana extra no começo do ano

Além de um novo site, a criação de um log in e senha para acessá-lo também será diferente. O acesso por meio do Registrato não vale mais. Neste momento, para saber se há valores a receber, só é preciso CPF e data de aniversário. Para resgatar os recursos na data agendada, será necessário fazer um cadastro no portal Gov.br.

Saiba como fazer cadastro no Gov.br

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost