“Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração.” Assim começa a história de “Eduardo e Mônica”, casal brasiliense eternizado na música de Renato Russo, e agora nas telas de cinema, por meio do filme de mesmo nome. A canção faz parte do imaginário da capital mas, o que muita gente não sabe, é que ela foi inspirada por um casal de amigos do artista.
Leonice e Fernando Coimbra conheceram Renato Russo na época em que ele fazia shows na Colina, espaço onde moram professores, alunos e estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Juntos há 42 anos, eles hoje estão em momentos bem diferentes daqueles dos personagens na música: Fernando é embaixador do Brasil no México, onde o casal mora, e Leonice é artista plástica.
A vida real também tem outras diferenças da versão descrita na letra de Renato Russo. Ao invés de gêmeos, o casal teve apenas uma filha, que, apesar das discrepâncias, também encontra as semelhanças na realidade e na música: “Eu vejo um pouco de Eduardo e Mônica nos dois”, diz Nina Coimbra.
Leia mais em G1.