O Ministério da Educação (MEC) informou que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está disponível desde as 19h desta quarta-feira (9). Os candidatos podem conferir as suas notas individuais acessando a Página do Participante.
Estudantes, no entanto, relatam dificuldades para acessar o site e, quando conseguem, o resultado não aparece. O g1 entrou em contato com o Inep, responsável pela divulgação, e aguarda um posicionamento.
A previsão inicial era a de que os resultados só saíssem na sexta-feira (11). No entanto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou em uma rede social que haveria essa antecipação após receber “muitos pedidos” dos candidatos.
Para acessar a Página do Participante, é preciso usar o login único da plataforma gov.br.
As notas do Enem 2021 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país.
Cada oportunidade possui regras próprias e pode variar instituição. Por isso, é importante conhecer todas as condições. Confira como a nota do Enem pode ser utilizada em cada situação:
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
Pode se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre quem prestou o Enem 2021 e tenha tirado nota superior a zero na redação. O candidato não pode ter participado da edição como “treineiro”, como é o caso de alunos que não concluíram o ensino médio e fazem o Enem para testar o seu desempenho.
As inscrições para o Sisu começam em 15 de fevereiro e devem ser feitas no site do programa.