29 de maio de 2024

Flamengo domina o Burgos e é bicampeão da Copa Intercontinental de basquete

Oito anos depois, o mundo do basquete voltou a ser rubro-negro. O Flamengo dominou completamente o Burgos, da Espanha, neste domingo, na final da Copa Intercontinental, torneio equivalente ao Mundial de Clubes da modalidade. No fim, o placar de 75 a 62 sobre a equipe espanhola, no ginásio Hassan Moustafa, no Cairo, garantiu o bicampeonado do mundo ao time rubro-negro, campeão em 2014, no Rio. Na ocasião, o Flamengo tinha Olivinha, campeão novamente e cestinha neste domingo com 17 pontos, e Benite, agora no time espanhol. O mexicano Martínez, do Flamengo, foi o MVP.

O Lakeland Magic – franquia do Orlando Magic na liga de desenvolvimento dos Estados Unidos – ficou em terceiro lugar ao derrotar o Zamalek, do Egito, por 113 a 78.

Como os times chegaram à fase final

 

Para chegar à fase final da Copa Intercontinental, o Flamengo venceu a Liga dos Campeões das Américas de 2020/2021, a principal competição de clubes nas Américas. Na decisão, em 13 de abril do ano passado, os rubro-negros derrotaram o Real Estelí, na Nicarágua, por 84 a 80, em Manágua, a capital nicaraguense.

O Burgos foi o vencedor da Liga dos Campeões da Europa, torneio de clubes organizado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) no continente europeu desde 2016. Essa competição não é disputada pelos principais clubes da Europa, por divergências com a Fiba – eles jogam a Euroliga, chancelada pela federação europeia.

O jogo

Diante do Burgos, que conta com oito estrangeiros (entre eles o brasileiro Benite), o Flamengo seguiu com a defesa forte que tinha apresentado na semifinal. Com três cestas de Olivinha – o único do atual grupo rubro-negro que foi campeão em 2014 – depois de o Flamengo recuperar a bola em ataques falhos do Burgos, o time brasileiro abriu 13 a 4. Facilmente, o time carioca abriu vantagem, apostando nas bolas de três (cinco em sete tentadas no primeiro quarto) e chegando a 25 a 9. O Burgos converteu apenas uma em sete. No fim do período, o time espanhol reduziu um pouco: 25 a 12. O Flamengo só ficou atrás em dois momentos no início do jogo: 2 a 0 e 4 a 3.

Leia mais em GE.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost