Em reunião com representantes da Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) no estado, membros da Comissão da Advocacia Trabalhista (CAT) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) solicitaram o restabelecimento do atendimento prioritário aos advogados nas agências bancárias da instituição, suspenso devido à pandemia de Covid-19. O objetivo é facilitar a execução das demandas dos operadores do Direito junto à instituição para que haja maior agilidade.
Além disso, também foram iniciadas as tratativas para disponibilizar procedimento de atendimento à distância para levantamento de alvarás do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O encontro foi realizado na sede da Superintendência da Caixa em Rio Branco e contou com a presença do presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, do secretário-geral, Thalles Vinícius, da presidente da CAT, Kétina Diniz, a vice, Paula de Carli, e vários integrantes da Superintendência da CEF no Acre.
De acordo com a presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista, a entidade financeira se demonstrou aberta a atender as solicitações da advocacia. “Também frisamos a importância de mantermos cada vez mais fortes as relações institucionais já existentes. A facilitação do levantamento de alvarás e retorno de fila exclusiva ao advogado acreano foram algumas das solicitações”, afirma Kétina.
A titular da comissão conta que foi levantada a possibilidade de abertura de linha de crédito diferenciada para a advocacia acreana e um canal direto de comunicação entre advogados e Caixa Econômica. Já a vice-presidente da CAT destacou que com o atual procedimento, os profissionais que são clientes do banco necessitam comparecer às agências por duas oportunidades: requerer o saque e, posteriormente, receber os valores. Segundo Paula, Ordem e CEF pretendem fomentar ferramentas inovadoras no Acre.
“O que se pretende é possibilitar que o requerimento inicial seja realizado remotamente. A Superintendência se mostrou entusiasta de novos procedimentos que aprimorem a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Fomos informados que em março o PABX do Fórum Trabalhista volta a atender os advogados. Também foi discutida a experiência do Sistema de Interoperabilidade Financeira na Justiça do Trabalho, que permite que depósitos judiciais realizados sejam transferidos diretamente pelo servidor da vara à conta previamente indicada”, finalizou Paula.