Ícone do site ContilNet Notícias

Palmeiras inicia campanha no Mundial de Clubes contra time do Egito

Por METRÓPOLES

Palmeiras inicia sua caminhada em mais um Mundial de Clubes da Fifa nesta terça-feira (8/2). O time de Abel Ferreira terá pela frente o Al Ahly, clube do Egito para quem perdeu a disputa do terceiro lugar na última edição da competição internacional.

Palmeiras e Al Ahly se enfrentam às 13h30 (horário de Brasília) no Al Nahyan Stadium, em Abu Dhabi. A TV Bandeirantes anuncia a transmissão da partida. Veja como chegam as equipes para a primeira semifinal do torneio:

Histórico

Os dois times se enfrentam novamente após a péssima campanha do Alviverde na competição de 2020, caindo justamente para o adversário desta terça. Na ocasião, empate por 0 x 0 e derrota do Palmeiras nos pênaltis, depois de cair na semifinal para o Tigres-MEX.

E o Alviverde entra em campo para empatar o duelo do Brasil contra africanos na competição: desde 2005, quando a Fifa alterou o formato do torneio, os africanos venceram três de cinco confrontos contra equipes do Brasil, com duas vitórias para times brasileiros.

Contra a piada

E para empatar o confronto e encerrar a última piada que ainda resta aos rivais, o Palmeiras chega muito mais preparado que na última edição do campeonato. O clube fez uma programação minuciosa para a competição e chega mais maduro técnica, mental e fisicamente para disputar o torneio.

O time utilizou os jogos iniciais do Campeonato Paulista como base para a disputa do Mundial de Clubes. Em quatro jogos, o Alviverde venceu três e empatou um no campeonato estadual, fechando a preparação para encarar a competição pela segunda vez em seu formato atual. Nos antigos moldes, o Palmeiras foi derrotado para o Manchester United por 1 x 0 em 1999.

Em entrevista com Rony, Fifa destaca Palmeiras como campeão mundial

Fórmula tricampeã

Assim, o Palmeiras chega com os pés no chão para disputar o campeonato em 2022. Acostumado a decisões, o técnico Abel Ferreira prega humildade e cautela a seus jogadores e o Alviverde deve ir à campo em Abu Dhabi com a mesma mentalidade que foi tricampeão da Libertadores.

Assim, a dúvida na escalação, que deve ser alternada durante o jogo, de acordo com a necessidade e o momento do duelo, fica por conta da entrada do lateral uruguaio Piquerez. O defensor, que jogou praticamente de terceiro zagueiro contra o Flamengo, contraiu Covid-19 e perdeu parte da preparação final para o Mundial, mas deve retornar ao time.

Uma provável escalação do Palmeiras deve ter Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Murilo (Piquerez); Marcos Rocha, Zé Rafael, Danilo, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony.

Desgaste

Do outro lado, o técnico Pitso Mosimane reclama de desgaste e criticou o atual formato da competição. Para ele, o fato do continente africano ter mais vitórias sobre clubes brasileiros deveria levar as equipes da África a entrarem direto nas semifinais.

Após eliminar o Monterrey no sábado (5/2), o Al Ahly terá os reforços de jogadores que defenderam a Seleção do Egito na final da Copa Africana de Nações, perdendo nos pênaltis para Senegal.

Sair da versão mobile