A senadora Mailza (Progressistas-AC) enviou nesta terça-feira, 22, um ofĂcio ao ministro do Desenvolvimento Regional, RogĂ©rio Marinho, solicitando recursos e apoio ao municĂpio do JordĂŁo, atingido pelas fortes chuvas e cheia dos rios nos Ășltimos dias.
O prefeito Naudo Ribeiro decretou estado de emergĂȘncia, uma vez que a previsĂŁo Ă© de mais chuvas para os prĂłximos dias.
âConversei com o prefeito Naldo por telefone, ele me passou toda a situação e diante do momento extremo que o municĂpio se encontra, solicitei ao ministro Marinho que acione a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para que preste apoio ao estado do Acre e ajuda as famĂlias do JordĂŁo com a mĂĄxima brevidade que o caso exige. Neste momento de alerta, estamos unidos para proteger nossos irmĂŁos desse municĂpio tĂŁo querido â, argumentou a senadora.
Mailza destacou ainda que tem se empenhado para prestar socorro e apoio e junto com o governador Gladson Cameli para que a ajuda necessĂĄria chegue a cada uma e cada um que precisa.
Alagação no Jordão
Cerca de 60% da cidade de JordĂŁo ficou inundada, devido as enchentes dos rios TarauacĂĄ e JordĂŁo que subiram de forma repentina no final de semana. Cerca de 76 famĂlias desabrigadas, o equivalente a 340 pessoas atingidas, segundo a Defesa Civil Estadual do Acre e os moradores precisaram ser levados para casas de parentes e pontos de abrigo.
Nesta terça-feira, o rio TarauacĂĄ, que corta a cidade â primeira do Acre a sofrer com a alagação em 2022 – baixou mais de 4 metros nas Ășltimas 24 horas. O manancial chegou a medir 8,75 metros. A prefeitura começou os trabalhos de limpeza e as famĂlias começaram a voltar para suas casas.


