17 de abril de 2024

Sites de Americanas e Submarino seguem fora do ar

Os sites da Americanas e do Submarino seguem fora do ar desde a madrugada de domingo (20) diante de uma suspeita de ataque hacker.

A Americana S.A., que controla os dois sites, informou em comunicado no domingo que “voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce” após ter identificado “acesso não autorizado”.

Quem tenta acessar as páginas, encontra um aviso de que o serviço está indisponível devido a uma “falha de DNS” (saiba mais abaixo).

“O servidor está temporariamente impossibilitado de atender sua solicitação. Por favor, tente novamente mais tarde”, diz a mensagem.

Reprodução de mensagem exibida no site do Submarino — Foto: Reprodução

Reprodução de mensagem exibida no site do Submarino — Foto: Reprodução

“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos”, acrescentou.

O comunicado afirma ainda que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.

Na manhã de sábado, usuários relataram nas redes sociais que tiveram dificuldades para acessar os sites das lojas. Horas depois, a Americanas S.A. afirmou que “suspendeu preventivamente parte dos servidores na madrugada de sábado após identificar risco de acesso não autorizado”.

No comunicado de sábado, a empresa declarou que não houve evidência de comprometimento das suas bases de dados.

O que é DNS

O DNS (sigla em inglês para “Sistema de Nomes de Domínio”) é uma espécie de “agenda de contatos” da internet. Ele é responsável por registrar quais números (endereços de IP dos sites) estão ligados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).

A internet só funciona com números, então a “agenda” permite consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para qualquer pessoa saber o número de IP do site que pretende acessar. Quando acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost