Ícone do site ContilNet Notícias

Vereadores divergem de aumento de diárias para servidores da Câmara; veja como se posicionaram

Por NANY DAMASCENO, DO CONTILNET

Foto; rperodução

Por 11 votos a favor e dois contrários, os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (24) um reajuste superior a 90% na diária paga aos servidores da Câmara Municipal de Rio Branco para deslocamentos para fora do Acre.

O objetivo foi igualar o pagamento ao dos próprios vereadores. A maioria do parlamento discursou a favor, com exceção de Emerson Jarude (MDB) e Adailton Cruz (PSB), que votaram contra.

“A média da diária dos hotéis pra onde se viaja para fazer cursos é de 500-600 reais. O táxi pra sair do hotel é 100-150 no mínimo, o quilo de comida é 50,60,90, 150 reais”, defendeu o vereador Raimundo Castro.

Lene Petecão também foi favorável: “Eu não fico em hotéis 3 ou 4 estrelas, gosto das coisas mais simples, mas 490 reais não dá pra pagar”.

Jarude levantou um ponto no debate: fazer o caminho inverso, igualar a diária dos vereadores a dos servidores. Ele apresentou um estudo sobre diárias de hotéis 4 estrelas, já com tickets de alimentação e concluiu que o valor recebido por servidores é suficiente para arcar com as despesas.

“Na minha opinião, estão fazendo o caminho inverso. Os políticos deveriam reconhecer que tem privilégios demais e aceitar reduzir o valor de suas diárias para o mesmo valor que a dos servidores. O próprio servidor não busca privilégios, ele quer justiça e a utilização correta do dinheiro público”, disse o emedebista.

 

Sair da versão mobile