27 de abril de 2024

Artigo de Narciso Mendes: ‘Quais as lições que poderemos extrair da Covid-19?’

Tragédia como lição 

Quais as lições que poderemos extrair da Covid-19?

Antes da Covid-19, já havíamos enfrentado duas grandes tragédias, a guerra do Paraguaio entre os anos 1.864 e 1870, na qual, cerca de 50.000 brasileiros perderam suas vidas e a gripe espanhola, entre os anos 1.918 e 1.919, na qual 35.000 brasileiros foram a óbito. 

No mundo, o número de mortes atingiu a casa de 5.000.000 de mortes. Nenhuma outra pandemia ceifou tantas vítimas humanas, entre outras motivações, devido à insuficiente presença de especialistas em doenças contagiosas, o colapso do nosso sistema público de saúde e a não obediência as preocupações que evitariam suas propagações. 

Em relação à Covid-19, surgida no ano de 2020, já contabilizamos a morte de 650.000 brasileiros, a despeito do elevadíssimo avanço da nossa medicina, sobretudo, dos mais especializados institutos do mundo, inclusive, os nossos. Daí a pergunta que não pode calar: esta catástrofe poderia ser minorada, e se sim, como?                         

De antemão, porque no Brasil o combate a Covid-19 além de ter sido politizado foi fortemente influenciado pelos negacionistas, sobretudo por àqueles, inclusive alguns médicos e algumas das nossas altas autoridades políticas que passaram a defender a contaminação do rebanho como forma de contê-la. 

Seguindo esta irracionalidade, ainda que contestada pelos principais centros científicos e pela própria OMS-Organização Mundial de Saúde, o nosso sistema público de saúde entrou em colapso em razão do exponencial crescimento de contaminados. A propósito, chegamos a assistir o que aconteceu na cidade de Manuas, quando seus pacientes chegaram a morrer sem fôlego, por absoluta falta dos equipamentos que os ajudassem as suas próprias respirações.

Como em toda e qualquer pandemia, somente a descoberta de uma vacina poderia conter a Covid-19, neste particular, os melhores centros científicos do mundo, em tempo integral e dedicação exclusiva, conseguiram descobri-la, não com a eficácia de 100% mas num percentual capaz de reverter o crescente e exponencial crescimento de contaminados. Detalhe: a vacina contra a Covid-19 foi descoberta em tempo recorde, ou seja, em menos de um ano, posto que, as vacinas contra as pandemias já enfrentadas demandaram cerca de cinco anos para serem descobertas.

Credite-se ao elevado número de vacinados no nosso país a redução de contaminados e de mortes, ainda assim, nas últimas semanas, diariamente, cerca de 900 brasileiros continuam morrendo contaminado pela Covid-19, a maioria deles, por não terem sido vacinados.

Não se torne um suicida. Para tanto, siga o que recomenda a ciência: busque um posto de saúde e vacine-se contra a Covid-19. 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost