ContilNet Notícias

‘Balseiro’: artistas acreanos se juntam em projeto musical com clássicos da MPB

Por RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Balseiro - cantores acreanos formam grupo para performar clássicos do MPB e samba. Foto: Arquivo pessoal.

Se engana quem acha que o cenário artístico acreano não se inova. O “Balseiro”, grupo composto por quatro cantores acreanos que surgiu após uma conversa despretensiosa, fará a primeira apresentação online neste sábado (19), às 16h, munidos dos maiores sucessos da Música Popular Brasileira (MPB).

Por ser a primeira aparição dos artistas em público, a proposta é de levar um pouco da musicalidade brasileira em conjunto com canções autorais. O grupo é composto pelos jovens cantores Abigail Sunamita, Maria Staff, Matheus Venícios e Pedro Lucas que já estão no ramo como artistas solos, e que tem seus trabalhos voltados para a valorização da nova MPB.

Segundo Abigail Sunamita, uma das integrantes do Balseiro, o grupo vem com a ideia de união, e traz uma juventude pronta para submergir neste grande rio de emoções, renovando o cenário da música acreana.

Grupo é composto por quatro integrantes e financiado pela Lei Aldir Blanc. Foto: Arquivo pessoal.

É importante destacar que este projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc e é financiado pelo Governo Federal, através da Fundação de Cultura Elias Mansour.

“O grupo surgiu por meio de conversas e vontade de dar uma revolucionada no cenário musical acreano. Nós decidimos inovar trazendo um pouco da Música Popular Brasileira e música autoral, e claro, com muita vontade de acontecer. Agora se transformou no ‘Balseiro’, cujo nome remete a um emaranhado de galhos e trazendo para metáfora, é porque o balseiro em si é capaz de derrubar até uma ponte, dependendo do tamanho e da força. Então nós viemos com essa ideia de que o balseiro é unido, fica junto e pode ultrapassar barreiras”, frisou.

E de fato o “Balseiro” tem essa metáfora intrínseca à nomenclatura já conhecida na Região Amazônica. Os galhos dos balseiros estão sempre emaranhados e levam, junto com a correnteza, tudo que passa pelo rio. Quando são retirados, saem todos juntos. Este é o conceito do surgimento do nome do grupo.

O evento propriamente dito acontecerá por transmissão online pelo Instagram @balseiro.ac no dia 19 de março às 16 horas.

O nome do grupo é em alusão aos galhos acumulados que são levados para a correnteza dos rios. Foto: Arquivo pessoal.

Sair da versão mobile