Ícone do site ContilNet Notícias

Bebel de A Grande Família morre no RJ onde vivia reclusa quando foi fotografada pela última vez; veja as imagens

Por EXTRA

Djenane Machado, que morreu aos 70 anos, era um dos personagens presentes numa foto que viralizou em março de 2016 na internet. Na imagem, apareciam os atores Carlos Vereza, aos 31 anos, Renata Sorrah, aos 23, Dina Sfat, na época também com 31, e Djenane, com 23 anos como Sorrah. Os quatro posadinhos na Praia de Ipanema, com roupas de banho. O ano era 1970 e o quarteto fazia parte da novela “Assim na terra como no céu”, de Dias Gomes.

O sucesso do registro na web fez com que o EXTRA fosse em busca do paradeiro de Djenane Machado, sucesso na TV nos anos 60 e 70 e que havia interpretado a Bebel da primeira versão de “A grande família”.

 

A atriz estava morando em Copacabana, na Zona Sul do Rio, num dos dois apartamentos que os pais deixaram para ela de herança com uma cuidadora, chamada Elisa. Foram feitos, então, os últimos registros de Djenane, circulando pelo bairro com sua cuidadora e até andando de ônibus.

Na época com 64 anos, ela chegou a falar com o EXTRA pelo telefone. O assunto era a foto que havia dominado as redes sociais. A atriz de nada sabia. Não possuía qualquer perfil virtual, tinha hábitos quase monásticos, acordava muito cedo e dormia por volta das 19h.

A rotina de Djenane já era muito diferente da que tinha na época da fama. Ela saía quase todas as manhãs para uma volta na pracinha do Bairro Peixoto, sempre com a cuidadora.

A última novela de Djenane Machado foi “Novo amor”, de Manoel Carlos. Depois disso, ela chegou a fazer algumas peças de teatro, mas o exílio voluntário veio no início dos anos 90, quando o pai, Carlos Machado, adoeceu. Ele foi um dos maiores autores de musicais no Brasil, ganhou o título de O Rei da Noite e sua única filha era vedete de alguns espetáculos dele.

 

Djenane Machado numa foto de 2016 Foto: Sandro Cardozo

 

Em 2001, numa entrevista para a “Isto é Gente”, Djenane chegou a admitir o abuso de álcool e drogas, o que a afastou do elenco da primeira versão de “A grande família”. Ela simplesmente nunca mais apareceu para interpretar Bebel, que anos depois seria a personagem de Guta Stresser, na releitura. “Ela era uma atriz extraordinária. Faz falta”, lamentou Vereza ao EXTRa, que até a publicação da reportagem não sabia do paradeiro da amiga.

Djenane foi casada duas vezes, não teve filhos e há 15 anos queria voltar a atuar e estava escrevendo um livro. Desde então, ela não era fotografada até os registros feitos em 2016.

 

Djenane Machado com a cuidadora numa foto de 2016 Foto: Sandro Cardozo

 

 

Djenane Machado, atriz

 

 

Sair da versão mobile