ContilNet Notícias

Ciclista tenta salvar sucuri de atropelamento e animal ‘se enrola’ na bicicleta

Por G1

Ciclista flagra cobra enrolada no pneu da bicicleta em Rondônia — Foto: Jonatas Francisco/Arquivo Pessoal

Fotos feitas por um ciclista, em Porto Velho, mostram um filhote de sucuri enrolado no pneu de sua bicicleta. Segundo Jonatas Francisco, ele tentava salvar a cobra de um atropelamento quando ela se enrolou no pneu.

Os registros foram feitos na noite da quinta-feira (3), quando Jonatas pedalava sobre a ponte do rio Madeira, em Porto Velho.

“Eu passei e vi ela enroladinha, numa posição de bote ou defesa. Aí eu voltei e sinalizei na contramão com a lanterna da bike para os carros me verem”, relata.

Ciclista tenta salvar sucuri de atropelamento em Porto Velho — Foto: Jonatas Francisco/Arquivo Pessoal

Ciclista tenta salvar sucuri de atropelamento em Porto Velho — Foto: Jonatas Francisco/Arquivo Pessoa

Na tentativa de tirar o animal da pista para evitar um atropelamento, o jovem decidiu tentar empurrá-lo utilizando a própria bicicleta, o único objeto que tinha por perto. No entanto, a cobra acabou se enrolando na roda.

“Eu fui até o acostamento, deixei a bike um pouco parada pra ver se ela saia, mas ela gostou de ficar no pneu”, relembra.

Jonatas contou que utilizou um galho que encontrou no acostamento da pista para desenrolar a cobra cuidadosamente, até o momento que ela se soltou e decidiu seguir caminho.

Cobra se enrola em pneu de bicicleta em RO — Foto: Jonatas Francisco/Arquivo Pessoal

Cuidados

De acordo com o biólogo Flávio Terassini, é muito comum que serpentes apareçam mais perto da zona urbana durante períodos chuvosos e quando elas se enrolam com facilidade é bem complicado para realizar o resgate.

No caso da foto, se trata de uma sucuri filhote, espécie que não possui veneno, mas tem mais de 30 dentes pequenos na boca, segundo o biólogo. No entanto, é importante que quando alguém encontre uma cobra, não tente descobrir sozinho se o animal é venenoso ou não.

A orientação mais correta é chamar o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para fazer o resgate e a soltura em local adequado.

Sair da versão mobile