Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso PF: confira aqui todos os detalhes do último edital

Por DIREÇÃO CONCURSOS

REPRODUÇÃO

O concurso PF (Polícia Federal) é um dos preferidos dos concurseiros. Além dos salários, a possibilidade de trabalhar em diversas regiões do país chamam a atenção de quem sonha com áreas policiais.

Ainda é incerto quando o próximo edital deve ser lançado, visto que o último foi realizado em 2021. Apesar disso, quem deseja garantir seu lugar no futuro certame precisa já iniciar os estudos e, a melhor forma para fazer isso, é utilizar o edital anterior como base.

Veja agora todos os detalhes sobre o último concurso PF. Navegue pelo índice abaixo e saiba tudo sobre vagas, conteúdo programático e salários.

Ah, mas antes de prosseguir neste texto, confira nossos cursos específicos para a Polícia Federal. Clique no banner abaixo e inicie hoje a sua preparação para o futuro edital!

Cargos, vagas e inscritos concurso PF

O concurso PF ofertou, ao todo, 1.500 oportunidades, seguindo a seguinte distribuição:

Conforme dados registrados pelo Cebraspe, banca organizadora do edital, foram 321.014 inscrições. Deste número, o certame registrou 2,82% de abstenções (o que da pouco mais de 100 mil candidatos com inscrições homologadas) nas provas objetivas.

Veja o número de inscrições para cada cargo ofertado:

Apesar disso, é importante ressaltar que, além das 1.500 vagas, foram anunciadas 500 vagas excedentes pelo governo federal.

Atualmente, membros do governo e outros nomes da política trabalham para que as disposições do Decreto n° 9.739/19 (cláusula de barreira sejam desconsideradas, possibilitando a convocação de mais aprovados no certame.

Salário

De acordo com o edital publicado, os aprovados nos cargos ofertados fizeram jus aos seguintes vencimentos iniciais:

Agente, Escrivão e Papiloscopista

Delegado

É importante ressaltar que, conforme o servidor for subindo de carreira, o salário vai aumentando também. Esses dados podem se encontrados na Lei nº 13.371, de 14 de dezembro de 2016.

Requisitos e atribuições do concurso PF

Provas e etapas

Ao todo, o concurso PF foi realizado em até 8 etapas:

Prova objetiva

A prova objetiva foi no estilo clássico do Cebraspe, composta por 120 questões de certo ou errado e fator de correção (uma questão errada anulado uma questão correta).

Para a carreira de Delegado, além das questões, os candidatos ainda foram avaliados por meio de prova discursiva, sendo três questões abertas e elaboração de peça profissional.

Veja as disciplinas que foram cobradas em cada um dos cargos:

Conforme demonstrado no edital do concurso PF, foram eliminados os candidatos que obtiveram a seguinte nota nas provas:

Temas provas discursivas do concurso PF

A prova discursiva para o cargo de Delegado da Polícia Federal teve como tema: “poder de polícia administrativa”. Foram cobrados os seguintes aspectos dos candidatos.

Já as provas discursivas para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista, a prova valeu, ao todo, 13 pontos e teve como tema: “a atuação da Polícia Federal e a garantia dos direitos e das garantias fundamentais”. Foram cobrados os seguintes aspectos dos candidatos:

TAF

Os candidatos aprovados na prova objetiva e redação foram submetidos ao Teste de Aptidão Físico (TAF). O teste consistiu nos seguintes exercícios:

I – teste em barra fixa;

II – teste de impulsão horizontal;

III – teste de natação (50 metros); e

IV – teste de corrida de 12 minutos.

O candidato foi considerado apto no exame de aptidão física se, submetido a todos os testes, obtiver o desempenho mínimo de 2,00 pontos em cada teste e o somatório mínimo de 10,00 pontos no conjunto dos testes.

Resumo edital PF

Sair da versão mobile