25 de abril de 2024

Conheça os secretários de Gladson que devem se afastar dos cargos para disputar eleições

O Governo do Acre deve divulgar até o próximo dia 31 de março, no Diário Oficial do Estado (DOE), a lista de secretários que serão desligados de seus cargos para disputarem as eleições de 2022.

Pela legislação, o prazo é 2 de abril, mas o governador Gladson Cameli disse que faria a descompatibilização até o final de março.

O objetivo do executivo é ganhar tempo para recompor e repactuar a equipe.

O ContilNet teve acesso a uma lista de secretários e possíveis pré-candidatos à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e à Câmara Federal. Confira!

Alysson Bestene

No final de fevereiro, o ex-secretário de assuntos estratégicos do Governo e braço direito de Gladson, Alysson Bestene (Progressistas), pediu exoneração da Segov e colocou seu nome à disposição para o pleito de 2022, “como soldado preparado para assumir qualquer desafio”.

Alysson é um dos destaques do governo Gladson. Foto: Secom

Alysson chegou a ser cogitado como candidato a vice na chapa de Gladson, mas nenhuma decisão foi tomada nesse sentido. É possível que o amigo pessoal do governador concorra a uma vaga na Câmara Federal.

Socorro Neri

A ex-prefeita de Rio Branco e atual secretária de Educação do Governo, Socorro Neri, também deve lançar sua pré-candidatura à Câmara Federal e se desligar do cargo que ocupa.

Socorro Neri é secretária de Educação/Foto: ContilNet

Neri tem a simpatia de Gladson desde que conseguiu o apoio do governador à sua candidatura à reeleição na disputa pela Prefeitura de Rio Branco. Embora não tenha vencido o pleito, ela se tornou a representante de uma das maiores pastas do Governo.

É possível que Socorro se candidate pelo Progressistas, o partido de Cameli.

Moisés Diniz

Quem deve acompanhar Socorro Neri no desligamento da SEE, é o secretário-adjunto da pasta, Moisés Diniz, que deve lutar por uma cadeira na Aleac.

Moisés Diniz. Foto: Cedida

O educador já foi deputado e estadual e federal pelo PCdoB. Atualmente, se apresenta como um dos maiores defensores do governo de Gladson.

Romulo Grandidier

Saiu nos principais veículos de imprensa, nesta segunda-feira (28), a possível exoneração do chefe da Casa Civil do governo de Gladson, Romulo Grandidier, que deve ser publicada em breve.

Gladson Cameli e Rômulo Grandidier. Foto: Ascom

O motivo da saída pode ser a sua decisão de dedicar-se à campanha de Gladson ou o desejo de concorrer uma vaga na Câmara Federal pelo PSDB. Rômulo também é cotado para ser vice do chefe do executivo na disputa pela reeleição.

Grandidier não se manifestou sobre o assunto.

Israel Milani

O secretário de Meio Ambiente do Acre, Israel Milani (PROS), também entra para a luta por uma cadeira na Câmara dos Deputados.

O filho da deputada federal Vanda Milani já se articula há um tempo para sua pré-candidatura, que tem o apoio do presidente nacional do PROS.

Israel é secretário de Meio Ambiente/Foto: Reprodução

De acordo com informações dos bastidores da política, Israel pode sair do PROS e migrar para o União Brasil ou Progressistas.

Israel tem do seu lado, para fortalecer sua pré-candidatura, a esposa e atual prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem.

Nenê Junqueira

Com filiação no Republicanos assinada no último dia 16 de março, o secretário de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa), Nenê Junqueira, é mais um postulante ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022.

Bittar e o secretário Nenê Junqueira/Foto: Ascom

Junqueira foi indicado à Sepa pelo senador Marcio Bittar (União Brasil). O partido no Acre é coordenado pelo filho do senador, João Paulo Bittar.

Coronel Batista 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros no Acre, coronel Carlos Batista da Costa, deve ser mais um da lista.

Coronel do CBMAC/ Foto: Reprodução/CBMAC

Conhecido por ter participado da ocorrência de apagamento do incêndio que tomou conta da Aleac em 1992, o gestor deve disputar uma cadeira na sede do parlamento acreano.

Ana Paula Lima

Secretária de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SASDH), Ana Paula Lima pode ser um nome para a Aleac em 2022.

As informações sobre sua possível pré-candidatura foram dadas à reportagem do ContilNet por uma fonte palaciana.

Secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Ana Paula Lima / Foto: Neto Lucena/Secom

Ana Paula ganhou muita visibilidade no governo durante as campanhas de assistência às vítimas das enchentes e da covid-19 em todo o Estado.

Arlenilson Cunha 

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN/AC), Arlenilson Cunha, deve voltar ao cenário eleitoral em 2022 para disputar uma vaga na Aleac.

Governador Gladson e o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha. Foto: Diego Gurgel/Secom.

Em 2018, nas últimas eleições, ele foi candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e obteve 2.52 votos.

Francineudo Costa 

Direto da baixada da Sobral, o engenheiro e diretor-presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec), Francineudo Costa, se prepara para ser pré-candidato ao cargo de deputado estadual pela segunda vez.

Cursos profissionalizantes a distância têm início nesta segunda-feira - Noticias do Acre

Francineudo Costa é presidente do Ipetec/Foto: Ascom

Também em 2018, ele foi candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e obteve 3.480 votos.

Costa está ligado ao atual deputado federal e pré-candidato ao Senado, Alan Rick (União Brasil).

Tom Sérgio

Outro desligamento que deve sair no Diário Oficial do Estado (DOE), nos próximos dias, é do presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Tom Sérgio.

O gestor é irmão do deputado federal Jesus Sérgio (PDT) e deve disputar uma das 24 cadeiras.

Tom Sérgio, um pedetista que deu certo no Governo Gladson; com realizações marcantes na Funtac ele vai ganhar até prêmio – AcreNews

Tom Sérgio/Foto: Reprodução

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost