— Foto: ge
Agora é decisão. Flamengo e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h40, no Maracanã, pelo primeiro jogo da final Campeonato Carioca. Por ter feito pior campanha, o mando do primeiro confronto é do Rubro-Negro. A partida da volta acontece no próximo sábado, às 18h, no mesmo palco.
Embora defenda uma invencibilidade de 10 jogos, composta por oito triunfos e dois empates – a única derrota no ano foi justamente para o Flu -, o Flamengo chega à final sob cobrança por melhores atuações. Passou pelo Vasco sem sustos, com duas vitórias, mas ambas foram apertadas: 1 a 0.
Apoio popular o Flamengo terá, já que os ingressos destinados aos rubro-negros foram rapidamente esgotados. A boa notícia da semana foi a volta de Bruno Henrique aos treinos com o grupo principal. Ele está recuperado de luxação no ombro esquerdo.
O Fluminense vive um ambiente conturbado após a venda do atacante Luiz Henrique para o Betis, da Espanha, e da eliminação na pré-Libertadores para o Olimpia. Tentando arrumar a casa e reatar o clima com a torcida, o clube vê nas finais a possibilidade de tentar virar a página após quase perder a vaga na decisão para o Botafogo no último domingo – o gol da classificação saiu nos minutos finais.
Para o clássico com o Flamengo, porém, o Flu conta com um retrospecto favorável nos últimos jogos: venceu os últimos três confrontos que disputou contra o Fla – o último deles na primeira fase do estadual deste ano.
Transmissão: Cariocão Play, Record TV, FlaTV+, Flu TV, Camisa 21 (YouTube), Casimito (Twitch), Gaules (Twitch) e RonaldoTV (Twitch).
Tempo Real: O ge acompanha todos os lances – clique aqui.
Flamengo – técnico: Paulo Sousa
Paulo Sousa já não tem o costume de repetir equipe, e existe uma dúvida importante para essa primeira partida da final estadual: Arrascaeta. O camisa 14 jogou 30 minutos da vitória por 2 a 0 do Uruguai sobre o Chile na véspera do Fla-Flu, em Santiago.
O voo fretado para o uruguaio e Isla, que foi titular pelo Chile e dificilmente será utilizado no Maracanã, precisou fazer um pouso não planejado na Argentina por causa das condições climáticas. Eles só retomam o trajeto de volta às 12h desta quarta, e a previsão é de que desembarquem no Rio por volta das 14h30. Ambos voaram com a bota fisioterápica para acelerar a recuperação.
- Pendurados: –
- Desfalques: Rodinei, recuperando-se de desconforto na coxa direita; Pablo e Rodrigo Caio, entregues ao DM.
Fluminense – técnico: Abel Braga
O Fluminense tem uma mudança certa para a partida: o goleiro Marcos Felipe foi barrado para a partida para a entrada do experiente Fábio. Além da mudança no gol, o time vive ainda a expectativa por três retornos, que estavam no departamento médico: Nino, Luiz Henrique e Felipe Melo. O trio participou do treino da última terça-feira, mas nenhum dos três deve começar jogando caso sejam relacionados. Com isso, a tendência é que o Flu enfrente o Flamengo com a base que foi a campo contra o Botafogo.
- Pendurados: André.
- Desfalques: Fred (suspenso), Samuel Xavier (coxa direita), John Kennedy (pé direito) e Luan Freitas (joelho direito).