Diante das inúmeras manifestações promovidas por diversas categorias de servidores públicos no Acre, o Governo do Estado lançou uma nota pública nesta terça-feira (15) para dizer que “considera legítimas todas as reivindicações; que compreende os anseios dos manifestantes; e que jamais tomou atitudes visando prejudicar qualquer classe profissional”.
Policiais militares e servidores da Educação e da Saúde promoveram atos públicos durante toda a semana em protesto contra o governo, pedindo melhoria salarial e reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
“Em razão das vedações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), fica o governo impedido de revisar os diversos planos de carreiras dos servidores públicos estaduais, e também de deferir reajustes salariais além da Revisão Geral – esta a ser concedida no mês de abril aos servidores públicos estaduais”, diz um trecho.
“Ainda dentro das possibilidades de sustentabilidade financeira e manutenção do equilíbrio fiscal das contas públicas, o Governo concedeu verba de caráter indenizatório, com o objetivo de amparar os servidores públicos estaduais e de amenizar suas necessidades”, acrescentou.
O executivo destaca também que o governador Gladson Cameli tem se dedicado a não comprometer o orçamento do Estado e prejudicar o funcionalismo público, além da economia acreana.
“Importante destacar que, mesmo em ano eleitoral, diferentemente do que se passou em gestões anteriores, o Governador Gladson Cameli tem se dedicado ao atendimento da folha de pagamento e à manutenção da mais austera economia, buscando evitar colocar em risco o planejamento financeiro, cujo objetivo é manter as famílias servidoras seguras quanto aos seus salários”, finalizou.