A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta terça-feira (08) os indicados em 23 categorias do Oscar de 2022, prêmio que será entregue em cerimônia no dia 27 de março.
O longa Ataque dos Cães lidera a 94ª edição do Oscar com 12 indicações, seguido de Duna (10 indicações), Belfast (7 indicações), Amor, Sublime Amor (7 indicações), King Richard: Criando Campeãs (6 indicações), Drive My Car (4 indicações), Beco do Pesadelo (4 indicações) e Não Olhe Para Cima (4 indicações).
Segundo especialistas, “Ataque dos Cães” é o favorito ao prêmio principal de melhor filme do ano. O faroeste da diretora neozelandesa Jane Campion (indicada a melhor direção) gira em torno de um rancheiro (Benedict Cumberbatch) que atormenta a nova mulher (Kirsten Dunst) do irmão (Jesse Plemons) e o filho dela (Kodi Smit-McPhee). Os quatro atores foram indicados ao Oscar.
O curta-metragem do diretor brasileiro Gustavo Milan, “Seiva Bruta” (Under the Heavens), sobre desafios enfrentados por imigrantes venezuelanos no Norte do Brasil, chegou à lista de 15 pré-indicados em sua categoria, mas não ficou entre os cinco indicados.
Veja abaixo a lista completa de indicados e onde é possível assisti-los no Brasil (cinemas ou plataformas de streaming).
Melhor Filme
- “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
- “Ataque dos Cães” (Netflix)
- “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
- “Licorice Pizza” (nos cinemas em 17/02)
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)
- “CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)
- “Não Olhe Para Cima” (Netflix)
- “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)
- “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
- “O Beco do Pesadelo” (nos cinemas)
Melhor Direção
- Jane Campion — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Kenneth Branagh — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
- Paul Thomas Anderson — “Licorice Pizza” (nos cinemas em 17/02)
- Ryûsuke Hamaguchi — “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
- Steven Spielberg — “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)
Melhor Ator
- Will Smith — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
- Benedict Cumberbatch — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Andrew Garfield — “Tick, Tick… Boom!” (Netflix)
- Denzel Washington — “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus)
- Javier Bardem — “Being the Ricardos” (Prime Video)
Melhor Atriz
- Nicole Kidman — “Being the Ricardos” (Prime Video)
- Jessica Chastain — “Os Olhos de Tammy Faye” (sem previsão de estreia)
- Olivia Colman — “A Filha Perdida” (Netflix)
- Penélope Cruz — “Mães Paralelas” (nos cinemas)
- Kristen Stewart — “Spencer” (nos cinemas)
Melhor Ator Coadjuvante
- Kodi Smit-McPhee — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Troy Kotsur — “CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)
- Ciarán Hinds — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
- J.K. Simmons — “Being the Ricardos” (Prime Video)
- Jesse Plemons — “Ataque dos Cães” (Netflix)
Melhor Atriz Coadjuvante
- Ariana DeBose — “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)
- Kirsten Dunst — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Aunjanue Ellis — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
- Judi Dench — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
- Jessie Buckley — “A Filha Perdida” (Netflix)
Melhor Roteiro Adaptado
- Jane Campion — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Sian Heder — “CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple TV Plus, Looke)
- Maggie Gyllenhaal — “A Filha Perdida” (Netflix)
- Ryûsuke Hamaguchi, Takamasa Oe — “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
- Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth — “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)
Melhor Roteiro Original
- Kenneth Branagh — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
- Adam McKay — “Não Olhe Para Cima” (Netflix)
- Paul Thomas Anderson — “Licorice Pizza” (nos cinemas em 17/02)
- Zach Baylin — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
- Eskil Vogt e Joachim Trier — “A Pior Pessoa do Mundo” (sem previsão de estreia)
Melhor Animação
- “Encanto” (Disney Plus)
- “Os Mitchell contra as Máquinas” (Netflix, Google Play, Claro Video, Microsoft Store, Apple iTunes)
- “Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
- “Luca” (Disney Plus)
- “Raya e o Último Dragão” (Disney Plus)
Melhor Filme Estrangeiro
- “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
- “Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
- “A Pior Pessoa do Mundo” (sem previsão de estreia)
- “A Mão de Deus” (Netflix)
- “Lunana: A Yak in the Classroom” (sem previsão de estreia)
Melhor Documentário
- “Summer of Soul” (Telecine Plus)
- “Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
- “Ascension” (sem previsão de estreia)
- “Attica” (sem previsão de estreia)
- “Writing with Fire” (sem previsão de estreia)
Melhor Fotografia
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Greig Fraser
- “O Beco do Pesadelo” (nos cinemas) — Dan Laustsen
- “Ataque dos Cães” (Netflix) — Ari Wegner
- “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus) — Bruno Delbonnel
- “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas) — Janusz Kaminski
Melhor Design de Produção
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Patrice Vermette (designer de produção), Zsuzsanna Sipos (decoradora de set)
- “O Beco do Pesadelo” (nos cinemas) — Tamara Deverell (designer de produção), Shane Vieau (decorador de set)
- “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus) — Stefan Dechant (designer de produção), Nancy Haigh (decoradora de set)
- “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas) — Adam Stockhausen (designer de produção), Rena DeAngelo (decoradora de set)
- “O Ataque dos Cães” (Netflix)
Melhor Montagem
- “Não Olhe Para Cima” (Netflix) — Hank Corwin
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Joe Walker
- “Ataque dos Cães” (Netflix) — Peter Sciberras
- “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
- “Tick, Tick… Boom!” (Netflix) — Andrew Weisblum e Myron Kerstein
Melhor Figurino
- “Cruella” (Disney Plus) — Jenny Beavan
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Jacqueline West e Robert Morgan
- “O Beco do Pesadelo” (nos cinemas) — Luis Sequeira
- “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas) — Paul Tazewell
- “Cyrano” (nos cinemas em 31/03) — Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran
Melhor Maquiagem e Penteado
- “Cruella” (Disney Plus) — Nadia Stacey, Carolyn Cousins
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Donald Mowat, Love Larson, Eva von Bahr
- “Os Olhos de Tammy Faye” (sem previsão de estreia) — Linda Dowds, Stephanie Ingram, Justin Raleigh
- “Casa Gucci” (nos cinemas) — Jana Carboni, Giuliano Mariano, Göran Lundström
- “O Príncipe Volta a Nova York” (Prime Video)
Melhor Trilha Sonora
- “Não Olhe Para Cima” (Netflix) — Nicholas Britell
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Hans Zimmer
- “Encanto” (Disney Plus) — Germaine Franco
- “Ataque dos Cães” (Netflix) — Jonny Greenwood
- “Mães Paralelas” (nos cinemas) — Alberto Iglesias
Melhor Canção
- “Dos Oruguitas” — “Encanto” (Disney Plus)
- “Somehow You Do” — “Quatro Dias a Teu Lado” (Google Play, Claro Video, Apple iTunes, Looke)
- “Be Alive” — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
- “007: Sem Tempo Para Morrer” — “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)
- “Down To Joy”— “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
Melhor Som
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)
- “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)
- “Ataque dos Cães” (Netflix)
- “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)
- “Belfast” (nos cinemas em 10/3)
Melhores Efeitos Visuais
- “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)
- “Free Guy” (Star Plus)
- “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (Disney Plus)
- “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (nos cinemas)
- “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)
Melhor Animação Curta-Metragem
- “Affairs of the Art” (sem previsão de estreia)
- “A Sabiá Sabiazinha” (Netflix)
- “The Windshield Wiper” (sem previsão de estreia)
- “Bestia” (sem previsão de estreia)
- “Boxballet” (sem previsão de estreia)
Melhor Curta-Metragem
- “The Long Goodbye” (sem previsão de estreia)
- “Ala Kachuu – Take and Run” (sem previsão de estreia)
- “The Dress” (sem previsão de estreia)
- “On My Mind” (sem previsão de estreia)
- “Please Hold” (sem previsão de estreia)
Melhor Documentário Curta-Metragem
- “The Queen of Basketball” (sem previsão de estreia)
- “Three Songs for Benazir” (Netflix)
- “When We Were Bullies” (sem previsão de estreia)
- “Audible” (sem previsão de estreia)
- “Lead Me Home” (sem previsão de estreia)