ContilNet Notícias

Indicados ao Oscar 2022: saiba onde assistir a todos os filmes

Por G1

Longa 'Ataque dos Cães', protagonizado por Benedict Cumberbatch, recebe 12 indicações ao Oscar — Foto: Netflix

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta terça-feira (08) os indicados em 23 categorias do Oscar de 2022, prêmio que será entregue em cerimônia no dia 27 de março.

O longa Ataque dos Cães lidera a 94ª edição do Oscar com 12 indicações, seguido de Duna (10 indicações), Belfast (7 indicações), Amor, Sublime Amor (7 indicações), King Richard: Criando Campeãs (6 indicações), Drive My Car (4 indicações), Beco do Pesadelo (4 indicações) e Não Olhe Para Cima (4 indicações).

Segundo especialistas, “Ataque dos Cães” é o favorito ao prêmio principal de melhor filme do ano. O faroeste da diretora neozelandesa Jane Campion (indicada a melhor direção) gira em torno de um rancheiro (Benedict Cumberbatch) que atormenta a nova mulher (Kirsten Dunst) do irmão (Jesse Plemons) e o filho dela (Kodi Smit-McPhee). Os quatro atores foram indicados ao Oscar.

O curta-metragem do diretor brasileiro Gustavo Milan, “Seiva Bruta” (Under the Heavens), sobre desafios enfrentados por imigrantes venezuelanos no Norte do Brasil, chegou à lista de 15 pré-indicados em sua categoria, mas não ficou entre os cinco indicados.

Veja abaixo a lista completa de indicados e onde é possível assisti-los no Brasil (cinemas ou plataformas de streaming).

Melhor Filme

  • “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
  • “Ataque dos Cães” (Netflix)
  • “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
  • “Licorice Pizza” (nos cinemas em 17/02)
  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)
  • “CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)
  • “Não Olhe Para Cima” (Netflix)
  • “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)
  • “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
  • “O Beco do Pesadelo” (nos cinemas)

Melhor Direção

  • Jane Campion — “Ataque dos Cães” (Netflix)
  • Kenneth Branagh — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
  • Paul Thomas Anderson — “Licorice Pizza” (nos cinemas em 17/02)
  • Ryûsuke Hamaguchi — “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
  • Steven Spielberg — “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)

Melhor Ator

  • Will Smith — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
  • Benedict Cumberbatch — “Ataque dos Cães” (Netflix)
  • Andrew Garfield — “Tick, Tick… Boom!” (Netflix)
  • Denzel Washington — “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus)
  • Javier Bardem — “Being the Ricardos” (Prime Video)

Nicole Kidman e Javier Bardem interpretam Lucille Ball e Desi Arnaz no longa 'Being the Ricardos', conhecido também como 'Apresentando os Ricardos' — Foto: Amazon PRime via BBC

Nicole Kidman e Javier Bardem interpretam Lucille Ball e Desi Arnaz no longa ‘Being the Ricardos’, conhecido também como ‘Apresentando os Ricardos’ — Foto: Amazon PRime via BBC

Melhor Atriz

  • Nicole Kidman — “Being the Ricardos” (Prime Video)
  • Jessica Chastain — “Os Olhos de Tammy Faye” (sem previsão de estreia)
  • Olivia Colman — “A Filha Perdida” (Netflix)
  • Penélope Cruz — “Mães Paralelas” (nos cinemas)
  • Kristen Stewart — “Spencer” (nos cinemas)

Melhor Ator Coadjuvante

  • Kodi Smit-McPhee — “Ataque dos Cães” (Netflix)
  • Troy Kotsur — “CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)
  • Ciarán Hinds — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
  • J.K. Simmons — “Being the Ricardos” (Prime Video)
  • Jesse Plemons — “Ataque dos Cães” (Netflix)

Melhor Atriz Coadjuvante

  • Ariana DeBose — “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)
  • Kirsten Dunst — “Ataque dos Cães” (Netflix)
  • Aunjanue Ellis — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
  • Judi Dench — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
  • Jessie Buckley — “A Filha Perdida” (Netflix)

Melhor Roteiro Adaptado

  • Jane Campion — “Ataque dos Cães” (Netflix)
  • Sian Heder — “CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple TV Plus, Looke)
  • Maggie Gyllenhaal — “A Filha Perdida” (Netflix)
  • Ryûsuke Hamaguchi, Takamasa Oe — “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
  • Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth — “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)

‘Licorice Pizza’ é o longa mais recente do premiado diretor Paul Thomas Anderson — Foto: Universal via BBC

Melhor Roteiro Original

  • Kenneth Branagh — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
  • Adam McKay — “Não Olhe Para Cima” (Netflix)
  • Paul Thomas Anderson — “Licorice Pizza” (nos cinemas em 17/02)
  • Zach Baylin — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
  • Eskil Vogt e Joachim Trier — “A Pior Pessoa do Mundo” (sem previsão de estreia)

Melhor Animação

  • “Encanto” (Disney Plus)
  • “Os Mitchell contra as Máquinas” (Netflix, Google Play, Claro Video, Microsoft Store, Apple iTunes)
  • “Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
  • “Luca” (Disney Plus)
  • “Raya e o Último Dragão” (Disney Plus)

Melhor Filme Estrangeiro

  • “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
  • “Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
  • “A Pior Pessoa do Mundo” (sem previsão de estreia)
  • “A Mão de Deus” (Netflix)
  • “Lunana: A Yak in the Classroom” (sem previsão de estreia)

Denzel Washington interpreta o torturado personagem shakespeariano Macbeth — Foto: Apple TV+

Melhor Documentário

  • “Summer of Soul” (Telecine Plus)
  • “Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
  • “Ascension” (sem previsão de estreia)
  • “Attica” (sem previsão de estreia)
  • “Writing with Fire” (sem previsão de estreia)

Melhor Fotografia

  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Greig Fraser
  • “O Beco do Pesadelo” (nos cinemas) — Dan Laustsen
  • “Ataque dos Cães” (Netflix) — Ari Wegner
  • “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus) — Bruno Delbonnel
  • “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas) — Janusz Kaminski

Melhor Design de Produção

  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Patrice Vermette (designer de produção), Zsuzsanna Sipos (decoradora de set)
  • “O Beco do Pesadelo” (nos cinemas) — Tamara Deverell (designer de produção), Shane Vieau (decorador de set)
  • “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus) — Stefan Dechant (designer de produção), Nancy Haigh (decoradora de set)
  • “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas) — Adam Stockhausen (designer de produção), Rena DeAngelo (decoradora de set)
  • “O Ataque dos Cães” (Netflix)

Em ‘Amor, Sublime Amor’, diretor Steven Spielberg recria clássico do cinema sobre uma história de amor em meio a uma disputa entre gangues — Foto: NIKO TAVERNISE via BBC

Melhor Montagem

  • “Não Olhe Para Cima” (Netflix) — Hank Corwin
  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Joe Walker
  • “Ataque dos Cães” (Netflix) — Peter Sciberras
  • “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
  • “Tick, Tick… Boom!” (Netflix) — Andrew Weisblum e Myron Kerstein

Melhor Figurino

  • “Cruella” (Disney Plus) — Jenny Beavan
  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Jacqueline West e Robert Morgan
  • “O Beco do Pesadelo” (nos cinemas) — Luis Sequeira
  • “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas) — Paul Tazewell
  • “Cyrano” (nos cinemas em 31/03) — Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran

Melhor Maquiagem e Penteado

  • “Cruella” (Disney Plus) — Nadia Stacey, Carolyn Cousins
  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Donald Mowat, Love Larson, Eva von Bahr
  • “Os Olhos de Tammy Faye” (sem previsão de estreia) — Linda Dowds, Stephanie Ingram, Justin Raleigh
  • “Casa Gucci” (nos cinemas) — Jana Carboni, Giuliano Mariano, Göran Lundström
  • “O Príncipe Volta a Nova York” (Prime Video)

 

‘King Richard: Criando Campeãs’ conta a história das irmãs tenistas Venus e Serena Williams, treinadas pelo pai, Richard — Foto: Warner Bros via BBC

Melhor Trilha Sonora

  • “Não Olhe Para Cima” (Netflix) — Nicholas Britell
  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Hans Zimmer
  • “Encanto” (Disney Plus) — Germaine Franco
  • “Ataque dos Cães” (Netflix) — Jonny Greenwood
  • “Mães Paralelas” (nos cinemas) — Alberto Iglesias

Melhor Canção

  • “Dos Oruguitas” — “Encanto” (Disney Plus)
  • “Somehow You Do” — “Quatro Dias a Teu Lado” (Google Play, Claro Video, Apple iTunes, Looke)
  • “Be Alive” — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
  • “007: Sem Tempo Para Morrer” — “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)
  • “Down To Joy”— “Belfast” (nos cinemas em 10/03)

Melhor Som

  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)
  • “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)
  • “Ataque dos Cães” (Netflix)
  • “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)
  • “Belfast” (nos cinemas em 10/3)

Melhores Efeitos Visuais

  • “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)
  • “Free Guy” (Star Plus)
  • “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (Disney Plus)
  • “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (nos cinemas)
  • “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)

Melhor Animação Curta-Metragem

  • “Affairs of the Art” (sem previsão de estreia)
  • “A Sabiá Sabiazinha” (Netflix)
  • “The Windshield Wiper” (sem previsão de estreia)
  • “Bestia” (sem previsão de estreia)
  • “Boxballet” (sem previsão de estreia)

Melhor Curta-Metragem

  • “The Long Goodbye” (sem previsão de estreia)
  • “Ala Kachuu – Take and Run” (sem previsão de estreia)
  • “The Dress” (sem previsão de estreia)
  • “On My Mind” (sem previsão de estreia)
  • “Please Hold” (sem previsão de estreia)

Melhor Documentário Curta-Metragem

  • “The Queen of Basketball” (sem previsão de estreia)
  • “Three Songs for Benazir” (Netflix)
  • “When We Were Bullies” (sem previsão de estreia)
  • “Audible” (sem previsão de estreia)
  • “Lead Me Home” (sem previsão de estreia)
Sair da versão mobile