Ícone do site ContilNet Notícias

“Mais forte dos últimos 30 anos para um mês de março”, diz Friale sobre frente fria no AC

Por RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Davi Friale/Foto: Montagem/ContilNet

O “mago do tempo”, também conhecido com Davi Friale, divulgou nesta quarta-feira (30) a previsão que muitos acreanos esperavam após boatos de frente fria no Acre. Segundo o pesquisador, uma onda de frio chegará ao estado na próxima quinta-feira (31), só que com uma intensidade maior que o habitual para o mês de março.

De acordo com a previsão de Friale, a temperatura cairá rapidamente no dia 31 para iniciar abril com temperaturas entre 14 e 17ºC em Rio Branco e no interior do Acre, mais precisamente em Brasiléia.

Já em Cruzeiro do Sul e nas demais cidades do Vale do Juruá, a temperatura oscilará entre 16 e 19ºC.

Segundo o professor, esta ‘friagem’, como os acreanos costumam denominar a queda de temperatura, será a maior dos últimos 30 anos para o mês de março.

“O início da incursão de ar frio, no leste e no sul do estado, ocorrerão logo nas primeiras horas da tarde desta quinta-feira. Já no vale do Juruá, a onda polar começar a penetrar nas primeiras horas de sexta-feira, primeiro dia de abril”, destacou, frisando que a sensação térmica pode chegar aos 12ºC em razão das rajadas de vento que podem passar de 40 quilômetros por hora.

CHUVAS

A previsão é de que não haja chuvas para o próximo fim de semana. No entanto, o frio será precedido por este fenômeno meteorológico, cessando na sexta na capital, Sena Madureira e Brasiléia, e no sábado nas regiões de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Por conta deste cessar de chuvas que, segundo Friale, pode perdurar por alguns dias após sábado, os afluentes do Acre podem não sofrer alterações bruscas.

Sair da versão mobile