Ícone do site ContilNet Notícias

Na capital, rio Acre atinge cota de transbordamento e Defesa Civil monitora famílias

Por RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Foto: Ascom/Prefeitura de Rio Branco

A medição do rio Acre feita pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) na tarde desta sexta-feira (25) apontou que o manancial já atingiu a cota de transbordamento, que é de 14 metros.

Segundo o boletim emitido pelo órgão, na medição realizada nesta sexta, às 15h, a Defesa Civil mostrou a medição em 14,11 metros, ou seja, onze centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros.

Já na medição realizada no dia anterior (24), mais precisamente às 15h, o rio já havia registrado 13,50 metros, atingindo, portanto, a cota de alerta, de igual nível.

Apesar de o nível estar com poucos centímetros acima do transbordo, a situação está sendo constantemente monitorada pelo órgão responsável, tendo em vista que bairros adjacentes já estão começando a serem atingidos.

Somente de chuvas nas últimas 24 horas, o contabilizado foi de 3,2 milímetros. O nível subiu, segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, em razão das precipitações que se intensificaram nos afluentes.

“Temos previsões de chuvas para a capital, tivemos vazante em Brasileia e Xapuri, mas temos três rios que fazem afluência com o rio Acre, isso significa que ainda teremos aumento no nível do rio, infelizmente”, disse.

Vale ressaltar que a Comdec faz medições constantes para verificar o nível do rio, tendo em vista a quantidade de chuvas, e estará de prontidão caso seja necessário realizar a remoção de famílias que, porventura, venham a ser atingidas.

No momento, a Comdec monitora 10 bairros e mais de 580 famílias. Segundo o órgão, moradores da travessa Éden, no bairro Seis de Agosto, já foram atingidos.

Sair da versão mobile