Ícone do site ContilNet Notícias

Nível do rio Iaco ultrapassa cota de transbordamento e famílias continuam sendo afetadas em Sena

Por EDINALDO GOMES, DO CONTILNET

Iaco ultrapassa cota de transbordamento. Foto: Edinaldo Souza/ContilNet

Nesta quinta-feira (17), o nível das águas do Rio Iaco, em Sena Madureira, amanheceu em 15,32 metros, excedendo a cota de transbordamento que é de 15,20 metros. De ontem para hoje, houve um aumento de 19 centímetros no volume das águas.

No decorrer do dia de ontem, integrantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura realizaram várias mudanças de famílias que residem em regiões alagadiças da cidade. Muitos moradores estão sendo levados para os abrigos públicos, um deles funciona no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa.

Esse é o maior índice registrado neste ano. “Na semana passada, o nível chegou a 10,70 metros, bem abaixo da cota de alerta. Porém, com as chuvas constantes houve esse aumento repentino. Em 24 horas, encheu mais de 5 metros. Estamos de prontidão para atender as famílias”, comentou Carlos Davila, representante da Defesa Civil.

Na conhecida estrada do Tião que dá acesso à comunidade Boca do Caeté, a ponte sobre o igarapé cafezal já foi coberta pelas águas e a passagem só ocorre através de embarcações.

Os Bairros mais afetados são: Praia do Amarilio, invasão da Vitória, parte da Bom Sucesso, Cafezal, Rua Piauí, Benjamin Constant, São Felipe e Segundo Distrito.

No ano passado, Sena Madureira enfrentou uma das maiores cheias dos últimos 24 anos. O nível das águas, naquela ocasião, chegou a 18,15 metros.

Sair da versão mobile