O nível do rio Tarauacá, no município de Tarauacá, atingiu a cota de transbordamento nesta terça-feira (22), se estabelecendo como a maior média desde o dia 24 de fevereiro deste ano, quando transbordou. Segundo a medição feita pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) nesta manhã, o nível subiu 1,38 metros nas últimas 24 horas, alcançando a marca de 10,55 metros.
Segundo o boletim emitido pelo órgão, no dia anterior (21) o rio registrou 9,17 metros, se aproximando da cota de alerta que é de 9,50 metros.
Os dados mostram também que com as oscilações, o manancial levou quatro dias para transbordar. Em 19 de março, a marcação se encontrava em 6,29 metros, ou seja, mais de três metros abaixo da cota de alerta.
No dia 20, o rio registrava níveis mais baixos ainda: 5,96 metros. A partir de então, a medição mostrou que no dia seguinte, o rio subiu 3,21 metros.
Segundo a Defesa Civil Municipal, chuvas de mais de 100 milímetros foram registrados na região do rio Muru. Na zona urbana, por sua vez, somente nas últimas 24 horas, 24 milímetros precipitaram sob solo tarauacaense.
O rio Tarauacá já havia atingido a cota de transbordamento em fevereiro, chegando a registrar, em medição do dia 24, 10,40 metros.
Vale ressaltar que a Comdec faz medições constantes para verificar o nível do rio, tendo em vista a quantidade de chuvas.