A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou nessa quinta-feira (17), uma operação conjunta com 75 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio de ativos para 16 estados e bloqueio de R$ 1,8 bilhão de ativos e bens, entre eles uma aeronave.
No Acre, a Policia Civil prendeu R. S. da S. de 31 anos, que foi apontado pela investigação como sendo integrante de organização criminosa e mantinha ligação com outros estados para envio de drogas e lavagem de dinheiro.
Os alvos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em uma organização criminosa com atuação nacional.
Além de Pernambuco e Acre, os mandados foram emitidos para Rio Grande do Norte, Amazonas, Piauí, Maranhão, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Alagoas, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
A operação partiu de uma investigação que era realizada a partir de uma organização criminosa de Ipojuca, no Grande Recife, desde novembro de 2018 onde foram identificados “braços” financeiros e operacionais da organização criminosa em vários locais do país.
A partir da investigação em Ipojuca, os policiais acompanharam o caminho do dinheiro obtido através do tráfico, passando pelos operadores financeiros e empresas utilizadas por uma organização criminosa para lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Civil de Mato Grosso.
As apurações, ainda de acordo com a corporação de MT, revelaram uma relação dos envolvidos com investigados na Bolívia, sobretudo alvos residentes na região de fronteira. As informações indicaram que a região é, provavelmente, uma das rotas pelas quais drogas ilícitas com origem boliviana entram no país.
O QUE É SMURFING?
Smurfing é uma tipificação de lavagem de dinheiro que consiste no fracionamento de uma grande quantia em pequenos valores, de modo a escapar do controle administrativo, camuflando assim transferências e operações financeiras.