Ícone do site ContilNet Notícias

Prefeito promove dança das cadeiras, debandada em outro município: a política no interior

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Senador Guiomard vista de cima. Foto: Kennedy Santos/Secom

O interior começa a se mexer para as eleições. O anúncio de dezenas de membros do PSDB em Senador Guiomard em direção ao PSD de Petecão é apenas um dos surpreendentes capítulos dessa novela que é as eleições. O Diário Oficial é que denuncia muitas das movimentações, e elas acontecem de ponta a ponta do Acre.

Essa história de Senador Guiomard ainda tem muito a render. Alexandre Martins, liderança local que fez por anos parte da história do ninho tucano naquela região, é um dos comandantes dessa ação rumo ao partido do popular senador Petecão. O que ninguém sabe, até aqui, é a também anunciada ida de Gilson Pessoa, ex-prefeito da cidade, para o mesmo grupo.

Em Marechal Thaumaturgo, uma festa para convidados chancelou a pré-candidatura do prefeito Isaac Piyãko (PSD-AC). Com a ida do vice Valdélio Furtado para a sigla, tudo ficou ‘em família’. O partido continua com a prefeitura e, em 2024, o nome de Valdélio é o mais cotado – e apoiado por Isaac – para continuar ali. Escreveu e leu.

Em Capixaba, o bom prefeito Manoel Martins exonerou, de uma vez só, dois secretários. Por telefone, me disse que as ações são parte de uma pequena reforma com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento à população. Convidou-me para um café e prometeu mais detalhes, após adiantar que prepara um novo secretário para movimentar a pasta de Esportes.

Cruzeiro do Sul aguarda o anúncio de Antônia Sales para disputa a federal – e quem a substitui na Aleac. Tarauacá aguarda ansiosamente pelos anúncios que passam porto Sérgio disputando a Aleac e o irmão Jesus disputando reeleição na Câmara Federal. Com a prefeitura local, os irmãos podem fazer barulho. Rodrigues Alves aguarda o ex-prefeito Dêda decidindo seu destino e colocando fim, de uma vez por todas, à dúvida que paira pelos ares locais: vem mesmo para federal? Maria Antônia disputa reeleição?

Ao que tudo indica, os noticiários políticos, que até agora permaneceram polarizados entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, podem receber mais imediatas novidades sobre as demais regiões acreanas. Porque, enquanto nas capitais – do Acre e do Juruá – tem gente pensando no milho, no interior já tem gente com pamonha no forno.

Magildo Lima

O presidente da Câmara de Senador Guiomard, Magildo Lima (Progressistas-AC), pode surpreender a todos ao anunciar apoio à pré-candidatura de Israel Milani para federal – o que pode leva-lo a apoiar Vanda Milani ao Senado.

Magildo Lima²

Dono de votos cativos ali naquela região, caso estivesse disposto a ampliar os votos, Magildo poderia pensar maior na disputa de 2024. Nessas eleições, deve ficar na retaguarda e apoiar projetos que coincidam com os seus.

Manoel Urbano

Ainda tem muita coisa para ser conversada entre o prefeito Tanízio Sá e o MDB. Uma fonte me disse que ele e o irmão Tamir são Gladson ‘até o tutano’ mas, em se tratando de MDB, acredito até que poderiam ficar no partido e apoiar a reeleição do governador. Me disse também que uma proposta nesse formato passa pela cabeça do líder da siga Flaviano Melo. Acho que semana que vem essa questão ganha um desfecho.

Liberdade

Quando fiquei sabendo da informação, imediatamente me veio à mente a fala do vice-governador Wherles Rocha, por telefone: “Estamos entrando em um partido com liberdade”. É bem isso mesmo. Em se tratando de MDB, não duvido que aconteça.

Nômades

A acreana Marina Silva foi destaque em uma reportagem do Gazeta do Povo intitulada: Candidatos “nômades”: o que diz a lei sobre escolher o estado onde se candidatar. É que a ex-ministra é nascida no Acre e disse que pode ser candidata a deputada federal por São Paulo nas eleições de outubro. Existem outros casos Brasil afora.

Mailza Gomes

Vejo muita gente afirmando querer a senadora Mailza disputando uma vaga na Câmara Federal. Importante ouvir o que quer a senadora.

Mailza Gomes²

O mandato de Mailza foi extremamente importante. Para o Acre, para os acreanos e para a base do governo. Sua insatisfação – com a forma como as coisas têm sido tratadas – é lícita. Mailza merece respeito.

Mailza Gomes³

Se Mailza para o Senado representaria para o bloco governista um delicado risco de perder oportunidades de coalizão, o mínimo que deveria ser feito é conversar a respeito com a maior antecedência possível, não deixar as coisas acontecerem dessa forma e reservar a ela um lugar de honra, como forma de agradecimento.

Nada é concreto

Lembro que, no último ano, recebi a senadora nos estúdios do ContilNet como editor-chefe do site e perguntamos sobre a possibilidade de ser, por exemplo, vice na chapa de Gladson, e ela respondeu: “Na política, nada é concreto”. Ou seja: Mailza sabe que poderia não ser a candidata ao Senado. Mas se insistiu por isso, algum motivo teve.

Bolsonaro no Acre

Bolsonaro vem ao Acre nesta sexta-feira (18) para uma agenda pública e eventos particulares pontuais. Às 14h30, hora local, entrega títulos de propriedades rurais junto ao Incra. Participa também de um evento com lideranças evangélicas e deve participar da inauguração do conglomerado Boas Novas, da ex-deputada Antônia Lúcia.

David Hall

“O partido que em breve perderá sua autonomia fica em boas mãos com o Carlos, porém não em boa companhia”. Do ex-presidente regional do Cidadania, David Hall, após anunciar sua casa nova, o Agir.

Sair da versão mobile