Ícone do site ContilNet Notícias

Professor aposentado da Ufac, Nilo Zannini morre aos 82 anos de idade, em Rio Branco

Por NANY DAMASCENO, DO CONTILNET

Reprodução Facebook

Morreu na tarde do último sábado (26) o professor aposentado e associado da Ufac, Nilo Zannini. O professor tinha 82 anos e se recuperava de uma cirurgia no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco.

De acordo com uma nota de pesar emitida pela Associação dos e das Docentes da Universidade Federal do Acre (ADufac), Zannini era sacerdote de origem italiana e foi professor de latim, grego, hebraico e italiano. O professou chegou ao Acre na década de 1950 e foi o primeiro clérigo responsável pela Paróquia Imaculada Conceição, na Capital.

Nilo era esposo da também professora Iris Célia Cabanellas Zannini.

Leia na íntegra a nota de pesar da Adufac:

NOTA DE PESAR

A Associação dos e das Docentes da Universidade Federal do Acre – ADufac, com pesar, comunica o falecimento do professor aposentado e associado Nilo Zannini, aos 82 anos, na tarde deste sábado, 26/3, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, onde se recuperava de uma recente cirurgia.

Sacerdote de origem italiana, Zannini foi professor de latim, grego, hebraico e italiano. Reconhecido humanista, também atuou nas áreas de História, Filosofia e Antropologia.
Na década de 1950, quando chegou ao Acre, foi o primeiro clérigo responsável pela Paróquia Imaculada Conceição, na Capital, após a saída das Servas de Maria.

Em 2005, ao lado da professora Iris Célia Cabanellas Zannini, sua esposa, e um grupo de professores aposentados da Universidade Federal do Acre (Ufac), engajou-se na formação de seminaristas no estado, dando início à Faculdade Diocesana São José (Fadisi), sediada em Rio Branco.

Seu velório acontece a partir das 20h30 de hoje (26) na Funerária São Francisco (próxima ao antigo Maria Farinha). O local e horário do seu sepultamento ainda não foram divulgados e será informado assim que possível.

Aos familiares e amigos do professor, expressamos nossas condolências e solidariedade.

Rio Branco (AC), 26 de março de 2022.

Diretoria da ADufac.

A Ufac também emitiu uma nota de pesar pela morte do professor, leia na íntegra:

Nota de pesar

Falecimento de Nilo Zannini

A Ufac comunica com pesar o falecimento do professor aposentado Nilo Zannini, esposo da também professora aposentada, Iris Célia Cabanelas Zannini, ocorrido nesse sábado, 26, em Rio Branco. 

A Ufac presta suas condolências aos familiares e roga que tenham conforto neste momento de dor.

Sair da versão mobile