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Professora ‘dá corda’ para golpista e se surpreende com a ousadia: ‘falei que não tinha pix e ele mandou boleto’

Por G1

Boleto de R$ 3,5 mil enviado por golpista a professora, em MS — Foto: Lua Félix/ Arquivo pessoal

Quem não conhece alguém que já teve número de celular clonado, foi vítima de golpe por telefone ou, teve o nome e imagem usados por estelionatários? A situação tem sido comum e é crime. Há diversas orientações para não cair ‘na lábia’ destes criminosos.

Na maioria das vezes, os criminosos começam uma tentativa de golpe se apresentando como alguém da família e dizendo que está com número novo. Como o golpista usa foto da pessoa ou algo relacionado ao dia dia dela, fica difícil de não acreditar e, para não ser mais uma vítima de estelionatários, é preciso estar atento.

Começou assim

E na tarde dessa terça-feira (16), quem estava bem atenta era a professora de Campo Grande, Luciebe da Costa Félix, de 56 anos. Ela recebeu uma mensagem, com foto relacionada ao filho. A conversa começou assim:

– Oi mãe. Sou eu. O L… Agenda meu número novo.

Por alguns segundos, Lua, como é chamada, acreditou que realmente o filho tivesse mudado o número do telefone e chegou a mandar áudio questionando a veracidade. No entanto, em seguida se lembrou de uma reportagem sobre golpes e ligou para o primogênito, que informou que não tinha feito nenhum alteração e que aquela mensagem era golpe.

Golpista confirma envio de boleto — Foto: Lua Félix/Arquivo pessoal

Golpista confirma envio de boleto — Foto: Lua Félix/Arquivo pessoal

Orientada pelo filho advogado, Lua passou a ‘dar corda’ para o golpista e mesmo quando ele pediu que ela falasse que sabia que se tratava de fraude, ela continuou, “fiquei com medo de falar”.

O golpista dizia que o celular havia quebrado e estava comprando um de R$ 3,5. Mandou foto do suposto aparelho, pediu que ela fizesse pix ou transferência e falou que ressarciria a mãe no dia seguinte.

“Falei para ele: filho, eu não tenho pix, esqueceu? Então, envia um boleto. E ele mandou um boleto”, conta Lua, que questionou sobre o destinatário do dinheiro estar em pessoa física e de outro estado, já que o telefone estaria sendo comprado em uma loja. “Ele disse que era do gerente da loja”.

… e terminou assim

O interlocutor pedia que ‘a mãe’ fizesse o pagamento e como ela disse que só quitaria “amanhã” “porque a internet está ruim”, o criminoso não falou mais nada. Lua então o bloqueou.

Resultado? A orientação recebida através de uma reportagem com credibilidade foi fundamental para que a professora não caísse no golpe.

“Depois que passa, que baixa a adrenalina, dá uma insegurança. Como que a pessoa sabe os nossos dados, nossos contatos, não sei de onde pegou. Fiquei com receio. A gente fica bem vulnerável”, desabafa a professora.

Orientações

Para evitar cair em golpes, você precisa ficar atento. Com cinco cuidados simples, você amplia sua proteção e pode matar a saudade dos seus amigos e familiares sem dores de cabeça. Confira:

1) Nunca compartilhe seu código de ativação de WhatsApp.

2) Ative a confirmação em duas etapas na sua conta do Whatsapp.

3) Desconfie de ligações de empresas se o atendente usar uma linguagem muito informal.

4) Não instale apps de terceiros.

5) Jamais compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp.

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