A reportagem do portal InfoAmazonia:”Engolindo Fumaça”, que trata sobre os efeitos dos incêndios florestais na saúde da população amazônica, publicada em agosto de 2021, recebeu na última quarta-feira (2) com o Prêmio Internacional Rei da Espanha de Jornalismo Ambiental 2022. A reportagem consiste em uma análise aprofundada de como a fumaça de incêndios em cidades dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas influenciou o agravamento do estado de saúde das pessoas durante a pandemia do coronavírus.
Os prêmios reconhecem o trabalho de profissionais de jornalismo de língua espanhola e portuguesa da Comunidade Ibero-Americana de Nações e dos países com os quais a Espanha mantém laços históricos e relações culturais e de cooperação.
“É um tema do momento, que entra nos olhos e gera um impacto visual ao lê-la; é uma história complexa com significado científico, contada de forma divertida e com critérios científicos, ou seja, rigorosa”, destacaram os jurados do prêmio.
A reportagem faz parte de um projeto especial realizado por uma equipe multidisciplinar de jornalistas, geógrafos e estatísticos em conjunto com especialistas de um laboratório vinculado a duas universidades, chefiada por Juliana Mori de Oliveira.
*Com informações do UOL