Ícone do site ContilNet Notícias

Rio Branco anuncia Dia “D” de imunização infantil contra Covid-19 para aumentar cobertura vacinal

Por RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Vigilância Epidemiológica de Rio Branco realiza coletiva de imprensa nesta segunda (07). Foto: Ascom/Semsa Rio Branco.

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (07), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco anunciou o Dia “D” da vacinação contra a Covid-19 para o público infantil em decorrência da baixa cobertura na capital.

Na coletiva, a coordenadora da Vigilância do município, Socorro Martins, falou que de 49 mil crianças que já deveriam ter tomado o imunizante, apenas 12 mil compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isto corresponde a, aproximadamente, 21% do público-alvo.

“A expectativa era de que pelo menos 80% do público fosse vacinado neste período de dois meses, mas não chegamos nem perto disso”, falou.

Segundo Martins, a preocupação se intensifica ainda mais em decorrência da volta às aulas em Rio Branco, que está prevista para acontecer já na segunda quinzena do mês de março.

Além disto, ela falou que problemas envolvendo desinformação acerca de possíveis reações adversas são alguns dos empecilhos que prejudicam um maior alcance, tendo em vista o receio dos pais e responsáveis.

Com relação à campanha propriamente dita, que acontecerá no próximo sábado (12), das 8h às 17h, 18 pontos de vacinação, dentre UBS, Unidades de Referência à Atenção Primária (URAPs) e o Via Verde Shopping serão disponibilizados em toda a cidade para atender à população.

As crianças, que antes só poderiam ser vacinadas nas UBS, agora poderão procurar as URAPs também. Contudo, as regras de vacinação para este público continuarão, tendo em vista que a Nota Técnica da Semsa preconiza, dentre outros pontos, a necessidade de a criança permanecer na sala de vacinação por 20 minutos após a aplicação do imunizante.

Sair da versão mobile