França declara 6 diplomatas russos “espiões” como “persona non grata”

O governo francês declarou seis diplomatas russos como “persona non grata”. Eles estariam atuando como espiões, segundo o serviço de Inteligência da França.

As informações foram divulgadas pelo Palácio do Eliseu, sede do governo de Emmanuel Macron, nesta segunda-feira (11/4).

“Após uma longa investigação, a Direção Geral de Segurança Interna (DGSI) revelou uma operação clandestina realizada pelos serviços de inteligência russos em nosso território”, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

O texto completa. “Seis agentes russos operando sob cobertura diplomática e cujas atividades provaram ser contrárias aos nossos interesses nacionais foram declarados persona non grata”.

Na última semana, mais 170 diplomatas russos foram expulsos de cinco países europeus. Itália, Espanha, Suécia, Eslovênia e Dinamarca confirmaram as sanções diplomáticas na última terça-feira (5/4).

As retaliações ocorrem após o mundo ficar assombrado com gravações divulgadas no domingo (3/4), onde é possível ver cenas fortes da tragédia na cidade de Bucha, próxima a Kiev.

A Itália dispensou 30 diplomatas; a Eslovênia, 33. A Espanha baniu 25 integrantes da diplomacia russa; a Dinamarca, 15. Os suíços dispersaram três.

Na segunda-feira (4/4), o governo francês afugentou 35 diplomatas russos, e a Alemanha já havia anunciado que determinou a expulsão de 40.

Por outro lado, a Rússia anunciou a expulsão de 45 diplomatas poloneses em represália a uma medida semelhante decretada no fim de março pela Polônia.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost