ContilNet Notícias

Governo peruano quer adiamento do jogo do Fla na Libertadores

Por GE

Governo peruano quer adiamento do jogo do Fla na Libertadores

Estádio Nacional de Lima antes de Peru x Chile — Foto: REUTERS/Daniel Apuy

É possível que a estreia do Flamengo pela Libertadores contra o Sporting Cristal seja adiada nesta terça-feira após o governo peruano decretar estado de emergência em Lima, local da partida, em razão de protestos populares. Esta não é a primeira vez que o Rubro-Negro vê a realização de um jogo em xeque por motivos extracampo.

Ainda há uma indefinição sobre o duelo desta terça-feira, no Peru. O Flamengo mantém a programação para a partida e aguarda uma posição da Conmebol, que ainda não se manifestou.

San Lorenzo x Flamengo, final da Mercosul de 2001

Uma das situações mais memoráveis foi a da final da Copa Mercosul, em dezembro de 2001. Após um empate por 0 a 0 no jogo de ida no Maracanã, Flamengo e San Lorenzo decidiriam o título do Novo Gasômetro, na Argentina. Mas o país passava por uma onda de protestos, com confusões generalizadas e saques nas ruas.

O governo argentino, então, decretou estado sítio no país e, imediatamente, a AFA, federação que cuida do futebol local, determinou a suspensão da partida. O jogo só aconteceu em janeiro do ano seguinte, em Buenos Aires. Depois de um empate no tempo normal, a equipe argentina foi campeã nos pênaltis.

Barcelona de Guayaquil x Flamengo, Libertadores 2020

Recentemente, a pandemia de Covid-19 foi a causa de uma série de indefinições envolvendo competições internacionais. Em 2020, o Flamengo quase teve um duelo contra o Barcelona de Guayaquil adiado em razão de um surto de coronavírus que acometeu alguns jogadores rubro-negros.

Flamengo x Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Flamengo x Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores — Foto: Staff Images / CONMEBOL

A situação gerou um impasse entre governantes no Equador. Em dado momento, houve um aviso da suspensão da partida, que em seguida foi desmentido. O Flamengo teve de enviar novo atletas às pressas para completar o elenco. A partida ocorreu com portões fechados, e o time carioca venceu por 2 a 1.

Palmeiras x Flamengo, Campeonato Brasileiro 2020

Hugo Souza Flamengo Palmeiras — Foto: Anderson Lira/Agência Estado

A situação do Equador se estendeu até a semana seguinte e implicou o duelo entre Palmeiras e Flamengo, pelo Brasileirão. Em razão do surto da doença no elenco do Flamengo, o jogo chegou a ser suspenso pela Justiça, mas a CBF recorreu e conseguiu autorização para prosseguir faltando 10 minutos para a hora da partida.

Mesmo com 20 desfalques, a maioria por Covid-19, o time carioca conseguiu um empate por 1 a 1 com Palmeiras, no Allianz Parque. A atuação rubro-negra ficou marcado pela entrega de vários jovens da base, com destaque para o goleiro Hugo, que fez defesas memoráveis.

Sair da versão mobile