Um tucano macho que tinha problemas no bico recebeu uma prótese, feita por uma impressora 3D, em Campo Grande. O animal estava no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) há oito meses e enfrentava dificuldades para se alimentar devido à condição de saúde.
A ave chegou ao CRAS ainda pequena, como explica o médico veterinário do CRAS, Lucas Cazati. “Ele chegou jovem e com o bico amassado na parte superior. Não identificamos se houve uma má formação, se caiu do ninho ou sofreu um acidente”, detalha.
Por conta da dificuldade para alimentação, a alternativa foi confeccionar uma prótese de bico para o animal. No entanto, foi preciso aguardar até que ele chegasse à fase adulta. “Esperamos ela [a ave] chegar na fase adulta para conseguir imprimir um bico compatível com o peso e tamanho dela”, complementa o veterinário.
O novo bico do tucano foi feito em um material especial para essa finalidade e produzido em uma impressora 3D doada a Cazati pelo naturólogo Richard Rasmussen para utilização no trabalho realizado pelo CRAS. O veterinário do centro explica o procedimento.
Conforme o CRAS, atualmente o tucano se recupera do procedimento, alimentando-se bem. Ele continua sob observação e cuidados do centro de reabilitação.