Tucano com bico quebrado ganha prótese 3D; veja fotos

Um tucano macho que tinha problemas no bico recebeu uma prótese, feita por uma impressora 3D, em Campo Grande. O animal estava no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) há oito meses e enfrentava dificuldades para se alimentar devido à condição de saúde.

A ave chegou ao CRAS ainda pequena, como explica o médico veterinário do CRAS, Lucas Cazati. “Ele chegou jovem e com o bico amassado na parte superior. Não identificamos se houve uma má formação, se caiu do ninho ou sofreu um acidente”, detalha.

Prótese foi feita sob medida. — Foto: Divulgação/Imasul

Prótese foi feita sob medida. — Foto: Divulgação/Imasul

Por conta da dificuldade para alimentação, a alternativa foi confeccionar uma prótese de bico para o animal. No entanto, foi preciso aguardar até que ele chegasse à fase adulta. “Esperamos ela [a ave] chegar na fase adulta para conseguir imprimir um bico compatível com o peso e tamanho dela”, complementa o veterinário.

O novo bico do tucano foi feito em um material especial para essa finalidade e produzido em uma impressora 3D doada a Cazati pelo naturólogo Richard Rasmussen para utilização no trabalho realizado pelo CRAS. O veterinário do centro explica o procedimento.

Ave estava no CRAS há aproximadamente oito meses. — Foto: Divulgação/Imasul

Ave estava no CRAS há aproximadamente oito meses. — Foto: Divulgação/Imasul

“O modelo da prótese foi feito a partir da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D de forma compatível com o peso e o tamanho do animal”, pontua Cazati.

Conforme o CRAS, atualmente o tucano se recupera do procedimento, alimentando-se bem. Ele continua sob observação e cuidados do centro de reabilitação.

O animal se recupera bem do procedimento. — Foto: Divulgação/Imasul

O animal se recupera bem do procedimento. — Foto: Divulgação/Imasul

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost