19.3 C
Rio Branco
27 junho 2022 7:12 am

Câncer de pulmão: sinal na ponta dos dedos pode levar ao diagnóstico precoce da doença

Teste caseiro no dedo pode mostrar um dos sintomas da doença

POR METRO WORLD NEWS

Última atualização em 16/05/2022 15:05

Se contar o câncer de pele não melanoma, o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres no Brasil e o primeiro no mundo desde 1985, tanto em número de casos quanto em mortes. De acordo com o site em inglês The Mirror, o câncer de pulmão pode se espalhar mais rápido do que as outras formas da doença e tem o diagnóstico anual de 400 mil novos casos.

A doença é muito perigosa, pois os sintomas normalmente não aparecem logo no início, sendo diagnóstica apenas quando as células danificadas já se espalharam pelo corpo. Contudo, você pode ficar atento em alguns sinais, como falta de ar, chiado no peito e tosse persistente com sangue ou catarro. Outros sintomas são:

  • Infecções pulmonares frequentes;
  • Dor no peito e/ou ombro;
  • Fadiga inexplicável ou falta de energia;
  • Rouquidão;
  • Inchaço no rosto ou pescoço.

Além desse sinais, existe um sintoma revelador envolvendo as pontas do dedos. Caso você pressione as unhas uma na outra, você vê uma pequena janela de luz em forma de diamante? Caso você não consiga detectar esse espaço, você pode estar com baqueteamento, também conhecido como hipocratismo digital, um inchaço da ponta dos dedos e alterações na unha e que pode ser um sinal de câncer no pulmão.

Ainda de acordo com o site, a condição acontece em etapas e evoluiu. A princípio, a base da unha fica mole, depois a pele ao lado começa a ficar brilhante e em seguida as unhas passam a ser curvas quando são vistas de lado.

O sinal não significa necessariamente que você possui câncer de pulmão, porém é preciso ficar atento e buscar por ajuda médica para tirar dúvidas e realizar exames.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 6.087 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.