Câncer de pulmão: sinal na ponta dos dedos pode levar ao diagnóstico precoce da doença

Se contar o câncer de pele não melanoma, o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres no Brasil e o primeiro no mundo desde 1985, tanto em número de casos quanto em mortes. De acordo com o site em inglês The Mirror, o câncer de pulmão pode se espalhar mais rápido do que as outras formas da doença e tem o diagnóstico anual de 400 mil novos casos.

A doença é muito perigosa, pois os sintomas normalmente não aparecem logo no início, sendo diagnóstica apenas quando as células danificadas já se espalharam pelo corpo. Contudo, você pode ficar atento em alguns sinais, como falta de ar, chiado no peito e tosse persistente com sangue ou catarro. Outros sintomas são:

  • Infecções pulmonares frequentes;
  • Dor no peito e/ou ombro;
  • Fadiga inexplicável ou falta de energia;
  • Rouquidão;
  • Inchaço no rosto ou pescoço.

Além desse sinais, existe um sintoma revelador envolvendo as pontas do dedos. Caso você pressione as unhas uma na outra, você vê uma pequena janela de luz em forma de diamante? Caso você não consiga detectar esse espaço, você pode estar com baqueteamento, também conhecido como hipocratismo digital, um inchaço da ponta dos dedos e alterações na unha e que pode ser um sinal de câncer no pulmão.

Ainda de acordo com o site, a condição acontece em etapas e evoluiu. A princípio, a base da unha fica mole, depois a pele ao lado começa a ficar brilhante e em seguida as unhas passam a ser curvas quando são vistas de lado.

O sinal não significa necessariamente que você possui câncer de pulmão, porém é preciso ficar atento e buscar por ajuda médica para tirar dúvidas e realizar exames.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Câncer de pulmão: sinal na ponta dos dedos pode levar ao diagnóstico precoce da doença