Ícone do site ContilNet Notícias

Com ‘barriga cheia’, sucuri gigante é flagrada nadando a caminho de toca em rio; veja vídeo

Por G1

Sucuri de 5,5 metros é flagrada nadando em rio de Bonito — Foto: Vilmar Teixeira

Uma sucuri, de aproximadamente 5,5 metros de comprimento, foi flagrada nadando a caminho de toca após engolir uma presa no rio de águas cristalinas, Formoso, em Bonito, região turística de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito em abril de 2022 e publicado nesta segunda-feira (3) nas redes sociais. Veja o vídeo acima.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

O flagrante foi feito por Vilmar Teixeira, de 44 anos, que atua como guia turístico. Apaixonado pela beleza da região, o monitor ambiental contou ao g1MS que ficou admirado pela força do animal.

“Já estou acostumado em ver elas durante os passeios, mas dessa vez eu fiquei muito admirado com o seu tamanho e também com a força que ela teve de quebrar os galhos a caminho da toca”, disse Vilmar.

Digestão

Segundo o biólogo Pedro Guimarães, o processo de digestão das cobras podem durar semanas, visto que sua pele e órgãos, como o esôfago e o estômago, se dilatam até três vezes mais que o normal para acomodar a presa.

“O processo de digestão da sucuri é longo, e pode levar mais de 20 dias. Nessa situação é importante manter uma distância segura não só para preservá-la, mas também para segurança de quem estiver no local”, explicou.

Apesar de não serem tão ágeis em ambientes terrestres, as sucuris são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Os animais possuem hábitos noturnos.

Sair da versão mobile