18 de abril de 2024

Concursos Federais: 10 órgãos que fizeram pedidos para novos editais

Muitos concurseiros sonham com uma tão sonhada vaga para ingresso em concursos federais e, para isso, se dedicam diariamente.

Nesta matéria, você encontra um panorama das principais movimentações de órgãos que realizaram pedidos para novos editais.

É importante frisar que se tratam apenas de pedidos e não significa dizer que os certames apresentados estão com realização garantida. Confira abaixo:

  • Concurso PF Administrativo: um mais recente pedido do concurso PF Administrativo foi feito para solicitar 677 vagas. Desse quantitativo, 494 vagas seriam para cargo de nível médio e as outras 183 oportunidades para cargo de nível superior. No cronograma apresentado, o pedido é feito para edital em setembro, provas objetivas e discursivas para janeiro e nomeação em abril de 2024.
  • Concurso MCTI: outra chance em concursos federais está no pedido de autorização para novo edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A solicitação foi para o preenchimento de 1.277 cargos vagos para diversas funções. No cronograma apresentado, é proposto que o edital seja publicado em fevereiro de 2023, inscrições entre março e abril, com provas objetivas previstas para serem aplicadas em julho do mesmo ano.
  • Concurso INSS: o mais recente pedido para realização do concurso INSS solicitou 7.830 vagas, em ofício encaminhado ao Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério do Trabalho e Previdência, Harold Vann Hallen Fontes e obtido com exclusividade pelo Direção Concursos. O pedido ainda apresentou as possíveis 18 áreas de atuação para os futuros analistas.
  • Concurso PRF: um novo pedido de concurso PRF foi encaminhado ao ministro da Justiça, Anderson Torres, para provimento de 5 mil vagas. Segundo o cronograma obtido, o certame teria início no mês de setembro e a primeira etapa da seleção ocorreria entre novembro de 2022 e março de 2023. Do total de vagas pedidas, as convocac~poes seriam divididas em quatro turmas de 1.250 aprovados.
  • Concurso Funai: foi protocolado o pedido, em caráter de urgência, para novo concurso solicitando 1.071 novas vagas em diversas especialidades, de níveis médio e superior. A intenção é de que o certame seja realizado no primeiro semestre do ano de 2023, indo desde a formação da comissão organizadora à homologação do resultado final.
  • Concurso ANTT: mais uma oportunidade para concursos federais é na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que solicita 362 vagas para cargos de técnico, analista e especialista em regulação de serviços de transportes terrestres. O edital é esperado para 2023, com comissão organizadora já no mês de janeiro. A intenção é de que a contratação de banca seja feita em fevereiro, publicação do edital em maio, provas no mês de setembro e nomeações dos aprovados em novembro do mesmo ano.
  • Concurso Arquivo Nacional: foi realizado o pedido para um novo concurso público para o Arquivo Nacional e, de acordo com o cronograma apresentado, a proposta deve ser encaminhada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública até 31 de maio. Após a autorização, a banca organizadora deve ser formada em 30 dias. Com essas possíveis ofertas de cargos no próximo edital, o impacto financeiro total pode ser de R$ 16.312.221,40 (somados os anos de 2023, 2024 e 2025).
  • Concurso Anvisa: um novo pedido para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para 107 vagas, está em fase final de elaboração. A expectativa é que o certame seja realizado ainda nos anos de 2022 ou 2023, já que a agência precisa aguardar a autorização do Ministério da Economia para realizar a seleção.

Concurso IBGE: outra chance para concursos federais foi o pedido para novo edital de efetivos foi realizado para preenchimento de 2.503 vagas, para diversos cargos. Caso o pedido seja aceito pelo governo, a expectativa é de que a banca seja contratada em janeiro, edital publicado em fevereiro, resultado final em abril e provimento dos aprovados em maio de 2023.

  • Concurso EPPGG: com exclusividade, a equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve acesso a um novo pedido para 30 vagas. De acordo com o documento, a atuação dos possíveis aprovados seriam para atuação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O impacto orçamentário foi feito com base nos anos de 2024, 2025 e 2026, com uma remuneração de R$ 19.197,06. Para o cargo é necessário ter diploma, devidamente registrado no Ministério da Educação, de conclusão curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost