Conheça todos os países que falam português

Os países que falam português são os que possuem a língua portuguesa como idioma oficial. Devido à colonização, o português já está presente em mais de um continente. Sua origem é a mesma de outras línguas românicas, todas pertencentes ao tronco do protoindo-europeu. Por ser uma língua românica (grupo que agrupa as línguas descendentes do latim), ela tem semelhanças com outras de mesma origem, como o espanhol, italiano, romeno e francês.

O português é a nona língua mais falada do mundo, com mais de 230 milhões de falantes. A maioria deles se encontra no Brasil. Sua origem é medieval, descendendo do galego-português, na região da Galiza, que hoje faz parte da Espanha, e em Portugal. Hoje, está presente nos continentes asiático, americano e africano.

Além de ser o idioma oficial do Brasil, também é uma das línguas da União Europeia, da União Africana, do Mercosul, entre outros grupos.

Os países que falam português

Há nove países que falam português, ou seja, que o adotam como língua oficial. Seis deles ficam na África, outro na Ásia e um na América.

Angola

A Angola localiza-se na África, e foi um dos países afetados pelas explorações portuguesas, a partir do século XV, fazendo parte da colonização. Sua independência ocorreu em 1975, mas o português se manteve como língua oficial da nação. Ainda há outros idiomas no país considerados como nacionais, dentre eles o quimbundo.

Brasil

O Brasil pertence à América do Sul, sendo o maior país da América do Sul, e o único onde o português se tornou língua oficial, uma vez que o espanhol se disseminou nas outras. O Brasil foi colônia de Portugal, conquistando sua independência em 1822. Há mais de 200 línguas étnicas diferentes no Brasil, mas o português é a dominante.

Cabo Verde

Cabo Verde localiza-se num arquipélago, situado no Oceano Atlântico. O país também fez parte da colonização, e conquistou sua independência em 1975. Outros idiomas estão presentes no país, como o francês, inglês e crioulo cabo-verdiano, mas o oficial é o português.

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau também se encontra na África, e já se chamou de Guiné Portuguesa, quando estava sob controle de Portugal. Sua independência ocorreu em 1973, e cerca de 27,1% dos habitantes falam português, que é o idioma oficial da nação. A outra língua é o kriol.

Guiné-Equatorial

Pertencente a África, a Guiné-Equatorial também foi alvo da exploração portuguesa, sendo depois cedida à Espanha em 1778. Além o português, o francês e o espanhol também são línguas oficiais.

Moçambique

Localiza-se na África, e fez parte do Império Português a partir de 1505, conquistando a independência em 1975. Além do português, que é a língua oficial, há outros idiomas presentes no país, como tsonga, sena e macua.

Portugal

O único país da lista que se encontra na Europa. O território de Portugal já foi ocupado por diferentes povos, como os lusitanos, galaicos e celtas. Durante a época das Grandes Navegações, explorou diversas partes do mundo, como o Brasil. Desde 1290 que o português é o idioma oficial do país.

São Tomé e Príncipe

Localiza-se na África, e é uma ilha, que se tornou uma das colônias dos portugueses durante o século XVI. Sua independência foi conquistada em 1975. O português é o idioma oficial da nação, mas há outros idiomas presentes, como o angolar e forro.

Timor-Leste

O único país do continente asiático, cuja colonização ocorreu no século XVI. Antes, seu nome era Timor Português. A independência também aconteceu em 1975. Nesse país, além do português como idioma oficial, há também o tétum. Outros 31 idiomas estão presentes em Timor-Leste, como mambai, baiqueno, fataluco, entre outros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost