Eleitores dizem que TRE nega título para evitar “voto em Bolsonaro”
Por METRÓPOLES
Um vídeo que circula pelo WhatsApp mostra dois homens e uma mulher reclamando de falta de atendimento no Cartório da 13ª Zona Eleitoral, em Samambaia, no Distrito Federal, nesta segunda-feira (2/5). Nas imagens, um dos homens relata que os servidores se recusaram a atender “para que não se vote no presidente [Jair] Bolsonaro“. “Está sendo negado o povo tirar o Título de Eleitor [sic]”, afirma. O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) refuta a acusação.
O homem que aparece no vídeo fala que a justificativa dada pelos servidores foi de que a internet caiu. Em seguida, aponta para outro morador e diz que ele “está há duas semanas tentando regularizar e não consegue”. E a mulher afirma que tenta regularizar o título desde janeiro. O trio não foi identificado.
Assista ao vídeo:
O TRE-DF esclareceu à coluna que houve instabilidade no sistema gerenciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em função do grande número de acessos a nível nacional, mas, no fim da manhã desta segunda-feira, o sistema eletrônico voltou ao normal.
O órgão destacou que o atendimento presencial nos cartórios eleitorais só ocorre por meio de agendamento, para resolver casos pontuais ou para atendimento de pessoas sem acesso à internet. Todos os serviços estão disponíveis na internet e podem ser feitos de forma remota pelo próprio cidadão, segundo o TRE-DF.
Por meio do autoatendimento, disponível no site oficial do TRE-DF, é possível emitir, regularizar ou atualizar o Título de Eleitor. Acaba nesta quarta-feira (4/5) o prazo para que o cidadão fique em dia e possa votar nas eleições de 2022.