O presidente russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem privada para o presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (30/5), que posteriormente foi divulgada no canal do governo russo no Telegram.
No comunicado, o líder do Kremlin lamenta as vítimas em decorrência das chuvas e deslizamentos no estado de Pernambuco. Até o momento, já foram identificados 93 mortos, 26 desaparecidos e 7,5 mil estão desabrigados.
“A Rússia compartilha o pesar daqueles que perderam seus parentes e entes queridos como resultado do desastre natural desenfreado e espera uma rápida recuperação de todas as vítimas”, afirmou Putin, de acordo com o UOL.
O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta segunda, a situação de emergência em 14 municípios pernambucanos atingidos pelas chuvas.
A portaria inclui 14 municípios. Veja a lista:
- Cabo de Santo Agostinho
- Camaragibe
- Goiana
- Jaboatão dos Guararapes
- Moreno
- Macaparana
- Nazaré da Mata
- Olinda
- Paudalho
- Paulista
- Recife
- São José da Coroa Grande
- São Vicente Férrer
- Timbaúba
Operação de busca
Além da Defesa Civil, as forças de segurança e Exército fazem buscas em sete pontos de deslizamento na Região Metropolitana do Recife. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).
A operação envolve 198 bombeiros militares de Pernambuco, 11 bombeiros da Paraíba, 7 de Minas Gerais e 8 do Rio Grande do Norte. Além disso, ajudam nas buscas oito policiais militares, 100 guardas municipais e 25 funcionários da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
Outros 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e 4 policiais civis da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil de Pernambuco colaboram nas buscas por desaparecidos.