25 de abril de 2024

Endometriose: saiba mais sobre doença que impedia Pugliesi engravidar

A influenciadora digital Gabriela Pugliesi, de 37 anos, revelou neste mês o resultado positivo de sua tão sonhada gravidez. A baiana, que será mamãe de um menino, já contava deste desejo há anos e recentemente descobriu que tinha endometriose, doença que lhe dificultava a gestação. Após receber inúmeras perguntas dos fãs da famosa sobre o assunto, a coluna LeoDias resolveu conversar com o ginecologista César Patez para entender um pouco mais a respeito da endometriose.

“O diagnóstico de endometriose geralmente é clínico, ou seja, um exame ginecológico minucioso, associado a exames de imagem como ultrassonografia com preparo intestinal ou na maioria das vezes a ressonância magnética. O tratamento depende muito de vários fatores como grau de acometimento da doença, nível de dor, desejo de gravidez”, explica o ginecologista Dr. César Patez.Gabriela Pugliesi e Tulio Deck - MetrópolesGabriela Pugliesi e Tulio Deck - MetrópolesGabriela Pugliesi e Tulio Deck - Metrópoles

A endometriose é uma doença ginecológica que pode ser extremamente incapacitante, causa cólicas menstruais severas, dores abdominais, dores durante as relações sexuais e sintomas intestinais e urinários. Elá é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e atinge entre 10 e 12 milhões de brasileiras.

Sobre a gravidez da influenciadora, sem o uso de tratamentos específicos, o especialista explica: “A chance de gravidez nas portadoras da doença vai depender muito do comprometimento inflamatório de cada paciente, podendo a gravidez ocorrer até mesmo sem nenhum tratamento em alguns casos.”

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost