ContilNet Notícias

Garotos aceleram reformulação no elenco do Flamengo

Por GE

Paulo Sousa orienta Victor Hugo, autor de assistência na vitória do Flamengo sobre o Altos — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Sete jovens em campo diante do Altos, 11 ao longo da temporada (desde que assumiu o comando na beira do gramado), e uma tendência que deu certo para acelerar o tão falado processo de reformulação do elenco do Flamengo.

Se a busca por reforços deixou pendências a serem resolvidas na janela do meio do ano, Paulo Sousa olhou para base e encontrou soluções interessantes para um time que faz da rotatividade uma marca em 2022. Não por acaso, os já “cascudos” João Gomes e Lázaro estão entre os mais utilizados.

A dupla é a de maior destaque entre os garotos abraçados por Paulo Sousa. Em outro estágio da carreira, tiveram no treinador português o carinho e confiança necessários para afirmação.

João é o jogador mais utilizado no ano, com 22 partidas, enquanto Lázaro é o quinto, com 19. Neste mesmo perfil, o goleiro Hugo Souza é outro que viu no comandante um porto seguro para desenvolver o tão conhecido talento questionado após oscilações (Matheuzinho não se enquadra nesta prateleira por já ter uma condição mais consolidada).

Se o trio já tinha histórico entre os profissionais, outros tantos têm tido chances com o treinador. Igor Jesus, Daniel Cabral, Petterson, Marcos Paulo e Victor Hugo (que deu uma assistência) estiveram em campo no Piauí, enquanto Cleiton, Matheus França e Gabriel Noga (utilizado duas vezes pelo treinador antes de ser emprestado ao Atlético-GO) também ganharam minutos.

– É algo que temos acompanhado desde minha chegada. Temos muitos jogadores presentes e depende do elenco, das necessidades e dos momentos. Temos traçado um trabalho a base de ideias, ritmos competitivos, tomadas de decisão, integração com os jogadores do elenco principal, para que tenham boa performance quando necessário – disse Paulo Sousa ainda em Teresina

“Temos feito um bom trabalho e tenho certeza que o futuro breve é deles, que nos vão ajudar a conquistar vitórias” 

A utilização de jovens faz parte do planejamento traçado por Paulo Sousa em parceria com a diretoria no início da temporada. A presença dos garotos no time principal entrou em pauta já mesmo na decisão pela liberação de jogadores que tinham pouco espaço. A formação de talentos que abram o mercado e gerem receitas também é um objetivo. Desde então, há atividades integradas para passagem de conceitos e preparadores como Antonio Gómez, Lluis Sala e Paulo Grilo já deram palestras no departamento de futebol de base.

Dois nomes ativos neste processo são Carlos Noval, gerente de transição, e Juan, gerente técnico. O ex-zagueiro está em contato permanente com Paulo Sousa para troca de informações e monitora jogos da base. Já Noval, no clube desde 2010 e com vasta experiência na formação de nomes como Vini Jr., Paquetá e Reinier, auxilia na indicação e trabalho de transição:

Paulo Sousa conversa com Noval em treinamento no início da temporada — Foto: CRF

Paulo Sousa conversa com Noval em treinamento no início da temporada — Foto: CRF

– O Paulo foi fundamental nesse processo. Minha participação, com ajuda do Juan, foi alimentá-lo com informações sobre os atletas: de como jogavam na base, suas características técnicas, físicas e mental. Mas o grande mérito na recuperação dos atletas, tanto na parte técnica como mental, e aí podemos citar a volta da confiança, foi do Paulo. Na maioria das vezes pensamos no treinador só na parte de resultado em campo, mas a importância do Paulo no resgate desses ativos está sendo essencial para o clube. Os departamentos estão sempre conversando e trocando opiniões e informações. O Paulo tem contado muito com essa troca – disse Noval.

Este processo foi determinante para que nomes como João Gomes e Lázaro permanecessem no clube no início do ano. Ambos sofreram fortes sondagens, mas Paulo Sousa bateu o pé e garantiu que iria utilizá-los.

Dentro de campo, David Luiz é dos mais próximos da garotada. Não são raras as vezes em que é flagrado brincando ou orientando os mais jovens e celebrou as oportunidades na vitória por 2 a 1 sobre o Altos.

Lateral-esquerdo Marcos Paulo foi um dos que teve chance contra o Altos — Foto: Marcelo Cortes / CRF

– Desempenharam o que fazem todos os dias nos treinos. Não estão aí por acaso. Estão construindo a história, no início, mas todos têm muita condição e qualidade. Fico feliz.

Com Cleiton, Hugo, João Gomes, Lázaro e Victor Hugo entre os relacionados, o Flamengo encara o Talleres, nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), pela quarta rodada do Grupo H da Libertadores. Com nove pontos, a equipe se garante nas oitavas de final em caso de vitória.

Sair da versão mobile