No Dia do Líder Comunitårio, governo lança aplicativo para se comunicar com associaçÔes de moradores

Por AGÊNCIA AC, NOTÍCIAS DO ACRE 06/05/2022 às 09:10

No Dia Nacional do LĂ­der ComunitĂĄrio, o governo do Acre, por meio da Secretaria de IndĂșstria, CiĂȘncia e Tecnologia (Seict), em parceria com a Secretaria de Governo (Segov), lançou o aplicativo Protagonismo Colaborativo.

A plataforma digital foi apresentada na manhĂŁ desta quinta-feira, 5, para os lĂ­deres comunitĂĄrios de Rio Branco, e objetiva integrar as entidades sociais ao governo de forma mais efetiva.

Durante o encontro, promovido no Memorial dos Autonomistas, foi ofertado também um café da manhã em reconhecimento à categoria.

No Dia do Líder Comunitårio, governo lança aplicativo para se comunicar com associaçÔes de moradores
Jorge Wenderson Cavalcante agradeceu o apoio por parte do governo Foto: Neto Lucena/Secom

“O governo estĂĄ de parabĂ©ns em fazer essa homenagem e chamar os lĂ­deres para apresentar a plataforma, que irĂĄ ajudar todos os presidentes de bairro”, disse Jorge Wenderson Cavalcante, presidente da UniĂŁo Municipal das AssociaçÔes de Moradores de Rio Branco.

No Dia do Líder Comunitårio, governo lança aplicativo para se comunicar com associaçÔes de moradores
Assurbanipal destacou o compromisso do governo com o terceiro setor. Foto: Neto Lucena/Secom

O gestor da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou que a ferramenta irĂĄ auxiliar no diĂĄlogo entre os representantes e Estado:  “O aplicativo do programa Protagonismo Colaborativo jĂĄ estĂĄ disponĂ­vel para uso, e tambĂ©m nos prontificamos a ensinar o uso da ferramenta, que Ă© um canal de comunicação com todas as secretarias de Estado”.

No Dia do Líder Comunitårio, governo lança aplicativo para se comunicar com associaçÔes de moradores
JĂșlio Costa enfatizou os benefĂ­cios adquiridos durante a gestĂŁo que beneficiam o setor. Foto: Neto Lucena/Secom

“Uma coisa que o Estado estĂĄ fazendo Ă© trazer o lĂ­der comunitĂĄrio para participar junto Ă  gestĂŁo. O governo tem sido sensĂ­vel a essa categoria, e hoje as associaçÔes, estando regulamentadas e com projetos especĂ­ficos, podem alcançar emendas parlamentares em prol das comunidades”, enfatizou o titular da Segov, JĂșlio Costa.

O lĂ­der comunitĂĄrio do bairro LaĂ©lia AlcĂąntara, Wilson AraĂșjo, afirmou: “O presidente de bairro Ă© quem corre atrĂĄs das necessidades da comunidade, e este Ă© um ato de reconhecimento por parte do Estado”.

No Dia do Líder Comunitårio, governo lança aplicativo para se comunicar com associaçÔes de moradores
Ana Paula Lima ressaltou a importùncia das lideranças comunitårias. Foto: Neto Lucena/Secom

Sobre o papel do lĂ­der comunitĂĄrio, a secretĂĄria de AssistĂȘncia Social e Direitos Humanos, Ana Paula Lima, pontuou: “Costumamos dizer que os lĂ­deres comunitĂĄrios sĂŁo a nossa ponte, pois sabem o que acontece nas comunidades, e do que elas precisam, por meio das polĂ­ticas pĂșblicas. Estamos Ă  disposição para atendĂȘ-los”.

Estiveram presentes no evento a secretĂĄria de Comunicação, Nayara Lessa; a secretĂĄria adjunta executiva da SaĂșde, Muana AraĂșjo; a diretora administrativa de Secretaria de  Empreendedorismo e Turismo (Seet), Taiane Belarmino; e o deputado Estadual Fagner CalegĂĄrio.

No Dia do Líder Comunitårio, governo lança aplicativo para se comunicar com associaçÔes de moradores
O evento contou com a presença de gestores estaduais e líderes do terceiro setor. Foto: Neto Lucena/Secom

O ato foi promovido pela Seict, Segov e Seet e contou com o apoio de lĂ­deres comunitĂĄrios, presidentes de entidades e representantes da Federação das IndĂșstrias do Acre (Fieac), da Confederação Nacional das AssociaçÔes de Moradores, da UniĂŁo Municipal das AssociaçÔes dos Moradores de Rio Branco (Umamrb), da Federação das AssociaçÔes de Moradores do Acre (Famac), da Federação das AssociaçÔes Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre) e da Central de Apoio Ă s AssociaçÔes de Moradores do Estado do Acre (Ceames).

Protagonismo Colaborativo

O programa Protagonismo Colaborativo é uma iniciativa do governo do Acre que tem por objetivo estimular a relação com as entidades do terceiro setor, ou seja, organizaçÔes sem objetivo de lucro, dedicadas a questÔes sociais. Os interessados podem se inscrever por meio do site: https://pcac.com.br/

A ferramenta estå disponível para todos os municípios do Acre. Os representantes do terceiro setor podem mandar suas solicitaçÔes e demandas por meio da plataforma.

 

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.