19 de abril de 2024

Novo RG já pode ser emitido; veja como fazer

A nova Carteira de Identidade Nacional já está sendo emitia em alguns lugares do país. A mais recente versão vai possibilitar ao cidadão incluir vários documentos importantes, como a habilitação para motoristas.

Vale ressaltar que além do documento físico, o cidadão também poderá contar com o formato digital, disponível em um aplicativo para Android e iOS. A novidade foi lançada com intuito de facilitar a vida das pessoas.

Quais documentos poderão ser incluídos no documento?

De acordo com as informações, poderão sem encontrados no novo RG os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Carteira de habilitação (CNH);
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho;
  • PIS/Pasep;
  • Certificado Militar.

Qual a validade do novo documento?

A nova identidade conta com prazos de validade que podem variar de 5 anos a tempo indeterminado. Confira:

  • Idade de até 12 anos: validade de 5 anos;
  • Idade entre 13 e 60 anos: validade de 10 anos;
  • Maiores de 60 anos: prazo indeterminado.

Como tirar o novo RG?

Primeiramente, é importante destacar que a emissão do novo RG digital começou desde o dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.

Por outro lado, é importante ressaltar que o novo documento só será emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação.

Ademais, a solicitação poderá ser feita por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Todavia, inicialmente será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando o CPF; nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e número de telefone.

Por fim, será preciso pedir o documento em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Portanto, a Secretaria de Segurança Pública do Estado vai emitir a carteira.

Quando devo trocar o meu RG antigo pelo novo?

Os brasileiros não precisam se precipitar para trocar o antigo modelo do Novo RG Digital para o novo. Em suma, o documento antigo só deve ser trocado pelo novo quando o mesmo vencer ou em casos de primeira via. No que se refere ao vencimento:

  • Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Diante de tais informações, o novo documento só será obrigatório para o público em 2032, quando todo o adulto com o prazo de 10 anos para o vencimento tiver expirado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost