31.3 C
Rio Branco
2 julho 2022 6:34 pm

O que é a varíola dos macacos, quais são os sintomas e os riscos para a saúde

POR CNN BRASIL

Última atualização em 25/05/2022 15:23

Uma doença extremamente rara chamada varíola dos macacos, uma “prima” menos grave da varíola comum, está se espalhando pelo mundo. Mais de 250 casos foram relatados em pelo menos 16 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Especialistas afirmam que a doença se espalha por contato próximo e prolongado com indivíduos infectados.

“Os países que estão relatando a varíola agora são países que normalmente não têm surtos de varíola”, disse Rosamund Lewis, chefe do secretariado de varíola do programa de emergências da OMS, na terça-feira (24), durante uma entrevista à imprensa nas Nações Unidas (ONU), em Genebra.

A varíola dos macacos (Monkeypox) é endêmica nas proximidades de florestas tropicais na África Central e Ocidental, mas tem sido cada vez mais detectada nas regiões de áreas urbanas, segundo a OMS.

“Esta é uma doença emergente. Tem surgido nos últimos 20 a 30 anos, (portanto) não é desconhecida, é muito bem descrita”, disse Lewis à imprensa. “O risco para o público em geral, portanto, parece ser baixo, porque sabemos que os principais modos de transmissão foram os descritos no passado”.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 6.102 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.