Pescador se assusta ao fisgar peixe ‘pela metade’ em Porto Velho; vídeo

O pescador João Cordeiro jogou a linha com isca no rio Madeira e esperou alguns minutos. Quando puxou de volta, encontrou o que não esperava. No anzol havia um peixe ‘pela metade’. A pescaria aconteceu no rio Madeira, em Porto Velho, e viralizou no fim de semana após o vídeo ser postado nas redes sociais (assista acima).

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

João é oficial do Bombeiro Militar de Rondônia, além de piloto de avião e helicóptero. Nas horas vagas ele se aventura praticando pesca esportiva por rios da região.

Ao g1, ele contou que quando viu o estado do peixe pela metade ficou assustado, imaginando o que poderia ter feito aquilo em tão pouco tempo. A principal teoria é que o candiru — o ‘peixe-vampiro’ da Amazônia — tenha comido o barba chata.

“Eu me assustei. Já pesco no madeira a anos, mas essa situação foi a primeira. Já vi candiru vindo junto com o peixe, mas dessa forma foi a primeira vez”, comentou.

A intenção do pescador era fisgar uma pirarara, por isso ele estava utilizando um mandi [espécie de peixe bagre] como isca.

Ele disse que sentiu uma puxada leve no anzol e deixou por alguns momentos, quando sentiu uma puxada mais forte, recolheu a linha e deu de cara com um ‘barba chata’ destroçado.

João acredita que o peixe tentou comer a isca e ficou preso no anzol. Sem que ele percebesse, no momento em que o animal era atacado pelos candirus, outro animal tentou pegar o peixe ‘destroçado’ e provavelmente, foi neste momento em que João sentiu a puxada mais forte.

g1 consultou o biólogo Flávio Terassini e ele também acredita que o ataque ao barba chata foi causado por peixes pequenos, como um cardume de candiru.

Peixe foi atacado por candirus no momento em que foi fisgado no rio Madeira, em Porto Velho — Foto: Reprodução/Instagram/João Cordeiro

Peixe foi atacado por candirus no momento em que foi fisgado no rio Madeira, em Porto Velho — Foto: Reprodução/Instagram/João Cordeiro

O que é o candiru?

Também conhecido como ‘peixe-vampiro’, o candiru é bem comum em rios da Bacia Amazônica. Ele é bem pequeno, podendo chegar a 12 centímetros, com o corpo quase transparente e viscoso.

Algumas espécies do grupo se alimentam de sangue e outras são carnívoras, comendo outros peixes.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Pescador se assusta ao fisgar peixe ‘pela metade’ em Porto Velho; vídeo